Petrolina entrega nesta quinta-feira (25) a primeira etapa da Orla 3, uma das obras mais aguardadas da cidade. O novo trecho, com cerca de 1,5 km de extensão, vai do restaurante Beira d’Água até a rotatória da Bíblia, na Avenida Clementino Coelho. A solenidade de inauguração acontece a partir das 10h, com a presença do prefeito Simão Durando e autoridades locais.
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Rodrigo Jacobina, destacou que a obra vai além da pavimentação.
“Não se trata só de asfalto, passeio, ciclovia ou iluminação nova. É um novo cartão postal para Petrolina. Uma obra histórica, muito aguardada pela população, que vai melhorar a mobilidade e ainda se tornar um ponto turístico”, afirmou.
Segundo Jacobina, a Orla 3 também funcionará como rota alternativa para desafogar o trânsito em momentos de interdição ou fluxo intenso na região da Avenida Honorato Viana, especialmente durante a duplicação da BR-407.
A obra está orçada em R$ 22 milhões, em convênio com a Codevasf e o governo federal. Além da etapa entregue hoje, o projeto prevê a construção de uma ponte de 30 metros sobre o Riacho Porteiras e a ligação até a Rua da Gipson, no Distrito Industrial. Essa conexão vai oferecer um segundo acesso à região oeste da cidade, beneficiando bairros como São Gonçalo, Cohab Massangano, Jardim Petrópolis e Rio Corrente.
Próximas etapas
Jacobina explicou que ainda neste ano deve ser publicada a licitação da etapa de urbanização da Orla 3.
“Além do sistema viário, vamos trazer áreas comerciais, restaurantes, quiosques e espaços de lazer. O prefeito vai apresentar à população como ficará o projeto urbanístico, que deve transformar a área em mais um atrativo turístico, assim como já acontece na Porta do Rio e na Orla 2”, disse.
A expectativa é que, além da melhoria na mobilidade urbana, a Orla 3 estimule novos empreendimentos, impulsione a economia local e se consolide como um ponto de encontro para moradores e visitantes, com direito a uma vista privilegiada do pôr do sol às margens do Rio São Francisco.