A comissão do Selo UNICEF de Petrolina realizou, nessa segunda-feira (01), a primeira reunião intersetorial com os mobilizadores do Selo e membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA). O encontro teve como principal objetivo apresentar a metodologia da nova edição 2025 – 2028, e os compromissos que nortearão as ações voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos próximos quatro anos.
Durante a reunião, foi apresentado o plano de execução municipal, que detalha metas, prazos e responsabilidades com a finalidade de garantir que as crianças e adolescentes do município tenham seus direitos assegurados de maneira efetiva, principalmente a população indígena e quilombola, conforme estratégias de equidade étnico-racial previstas no Selo UNICEF neste novo ciclo. O cronograma servirá como um norte para as diversas pastas envolvidas, e promoverá a articulação de ações integradas e o acompanhamento dos resultados.
O primeiro encontro foi conduzido pela articuladora do Selo UNICEF em Petrolina; e contou com a participação de representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos mobilizadores intersetoriais das secretarias de Saúde; Educação, Cultura e Esporte; Assistência Social e Combate à Fome; além de representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Busca Ativa Escolar e os mobilizadores responsáveis por promover a garantia dos direitos de crianças e adolescentes ao acesso a água e saneamento seguros.
O encontro ainda reforçou o compromisso de todas as pastas envolvidas para a realização do 1º Fórum Comunitário, que será uma etapa importante para fortalecer as políticas públicas voltadas à infância e adolescência.