A Jecana do Capim, evento integrante do ciclo junino de Petrolina, é de suma importância para a comunidade localizada no interior, devido a dois aspectos principais: a preservação da tradição cultural e a criação de oportunidades para empregos indiretos e para o comércio. Este ano, o festival é especialmente significativo, pois celebra seu 50º aniversário.
Além das animadas apresentações de forró e da emocionante corrida de jegues, que distribui prêmios no valor total de até R$ 30 mil, a festividade impulsiona o comércio local, promovendo uma maior circulação de renda entre os comerciantes locais e estimulando a geração de empregos indiretos. Na vila, onde cerca de 200 famílias residem, serão instalados três bares, dois restaurantes permanentes, oito barracas que oferecerão serviços de bares e restaurantes, além de aproximadamente 60 ambulantes expondo seus produtos. A estrutura também incluirá barracas de comerciantes que estarão prontos para atender o público logo após a missa, que será celebrada na sexta-feira (09).
A programação tem início na sexta-feira (09) com uma missa às 19h na igreja católica local, seguida de uma quermesse com barracas de comidas e bebidas típicas da região. No sábado (10), as celebrações têm início às 16h, com um torneio de futebol no campo da comunidade do Capim. À noite, as barracas serão abertas e haverá shows a partir das 20h, com a apresentação do grupo ‘Forró da Rabichola’, Henrique Nunes, Edu Carva e Ytalo e Maciel. No domingo (11), ocorrerá a tradicional corrida de jegue às 9h, seguida pelo desfile do Jegue Fashion, e a partir das 14h terá início o ‘Forró do Poeirão’, com shows dos artistas Brega e Vinho, Sérgio do Forró e André Mendes