A Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal de Empreendedorismo (AGE), lançou nesta segunda-feira (14) a linha de crédito AGE ExpoRajada 2025, uma iniciativa voltada ao estímulo de produtores e produtoras rurais do município. Com financiamento de até R$ 10 mil, juros reduzidos de 1%, carência de três meses e parcelamento em até 25 vezes, o crédito tem como foco o fortalecimento da cadeia produtiva rural por meio da aquisição de animais, insumos, equipamentos e produtos.
O ato de assinatura contou com a presença do presidente da Associação de Criadores de Rajada, José Renaldo Vilar, e do tesoureiro da entidade, Antônio Marcos. “É mais um marco para os criadores e produtores de Rajada. A ExpoRajada é uma vitrine de negócios, e essa linha de crédito chega para que nossos criadores possam investir, melhorar a produção e gerar mais renda no campo”, destacou Vilar.
A medida integra as ações da gestão municipal para fomentar o desenvolvimento econômico e social no interior de Petrolina, estimulando a formalização e a expansão dos pequenos negócios rurais. A linha de crédito estará disponível para empreendedores formais e informais até o dia 10 de julho de 2025, mediante apresentação de documentos e análise técnica da AGE. Os interessados devem procurar a sede da Agência ou o stand da que será montado na localidade durante os dias da Feira.
A iniciativa faz parte da programação da 12ª edição da Feira de Exposição de Caprinos e Ovinos de Rajada (ExpoRajada), que será realizada entre os dias 24 e 27 de abril. O evento integra o calendário oficial do Ciclo Junino de Petrolina e celebra os 94 anos do distrito de Rajada. Este ano, a feira deve reunir mais de 65 criadores de diversas regiões do estado e de outros estados do país, com uma estrutura que contará com 200 baias e mais de 600 animais em exposição.
Além das atividades agropecuárias, a comunidade contará com o desfile artístico “Inesquecíveis: Guardiões da Memória” e shows com artistas regionais e nacionais. A expectativa é de que, com apoio da nova linha de crédito, os criadores possam aproveitar ainda mais as oportunidades da ExpoRajada e consolidar o distrito como um polo de referência no agronegócio regional.