Com o grande abandono de cães e gatos em Petrolina acontecendo de forma recorrente, os representantes e protetores da causa animal têm procurado o programa e o Blog Nossa Voz solicitando resposta da prefeitura de Petrolina quanto à inauguração do “Castramóvel” , veículo com estrutura para castração e pequenos procedimentos cirúrgicos, que tinha a previsão de início de funcionamento no último mês de maio.
O programa Nossa Voz entrevistou o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Gama, nesta quinta-feira (10) e ele explicou que houve um atraso na contratação de um veterinário, o que acabou refletindo no adiamento do funcionamento. “A pandemia tem dificultado muitas coisas, como é o caso do Castramóvel, que tínhamos a premissa de inaugurar agora em maio, mas houve o atraso de da contratação de um funcionário e com isso atrasamos o treinamento, queremos finalizar logo estes trâmites para podermos colocar o castramóvel na rua. Porém, as castrações tem acontecido no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)”, explica.
Marcelo comentou ainda que esteve em Caruaru e Garanhuns para visitar os CCZ’s das cidades e ver o funcionamento do Castramóvel em Caruaru. “Nós vimos o serviço de Caruaru e uma ação que eles utilizam lá e queremos trazer pra cá é o serviço de agendamento por whatsapp. A pessoa leva seu animal no dia e hora agendado. Isso é muito bom, pois evita a aglomeração na pandemia. Hoje vamos conversar com o vice-prefeito e ver a possibilidade de implantarmos este serviço aqui” diz.