Petrolina notifica 57 veículos abandonados e reforça prazo para regularização de táxis e mototáxis

0

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), segue intensificando ações voltadas à organização urbana e segurança da população. Somente no mês de setembro, 57 veículos abandonados foram notificados nas ruas da cidade dentro do programa Petrolina Mais Limpa, que busca devolver os espaços públicos à comunidade, evitar riscos sanitários e reduzir a criminalidade.

Paralelamente, a AMPLA também concentra esforços na regularização dos permissionários do transporte público. O prazo final para a renovação dos alvarás de táxis e mototáxis se encerra na próxima quarta-feira (8).

Em entrevista à Rádio Grande Rio, o gestor da AMMPLA, Paulo Valgueiro, destacou os impactos dessas ações na mobilidade e na qualidade de vida dos petrolinenses.

“Foram 57 veículos que foram notificados. Desses, 10 nós tivemos que recolher para o nosso depósito. Cinco ainda estão dentro do prazo de recolhimento e os demais, os próprios proprietários fizeram a retirada dos veículos do meio da rua, colocando em locais adequados, quer seja em garagem ou em terrenos fechados. Isso é importante para proteger a cidade, porque esses veículos quando ficam abandonados nas ruas causam diversos danos. Muitos servem de escondrijo para meliantes e, nos períodos chuvosos, acumulam água parada, podendo se tornar focos do mosquito da dengue.”

Segundo Valguer, a maior parte das notificações parte de denúncias feitas pela própria população, por meio da ouvidoria municipal.

“A receptividade tem sido muito positiva. As pessoas têm agradecido e boa parte desses veículos que notificamos são demandas que chegam através da população, com fotos e localização. Nossa equipe faz a verificação e, constatando o abandono, realiza a notificação. O proprietário tem cinco dias para retirar o carro. Caso contrário, fazemos a remoção com guincho.”

O gestor reforçou que as ações do programa Petrolina Mais Limpa são permanentes.

“É um projeto contínuo, uma meta do governo de manter a cidade sempre limpa. Então a remoção de veículos vai continuar acontecendo. Sempre que surgir veículo abandonado, nós vamos intervir, em conjunto com as demais frentes do programa, como a limpeza de terrenos e combate a entulhos em locais irregulares.”

Transporte público

Além do trabalho contra veículos abandonados, a AMMPLA também está em processo de regularização de taxistas e mototaxistas. Até a última sexta-feira (3), ainda havia 83 taxistas e 265 mototaxistas em situação irregular.

“O prazo final era até 30 de maio, mas fizemos este último chamado até o próximo dia 8. Aqueles que não regularizarem seus alvarás poderão ter o documento cassado. Se forem flagrados trabalhando nessa condição, estarão sujeitos a infrações e até ao recolhimento do veículo.”

Valguer também chamou a atenção para casos de permissionários que deixam o serviço para atuar em aplicativos de transporte.

“Se o profissional deixa de ser mototaxista e opta por trabalhar em aplicativo, ele precisa dar baixa no veículo junto à AMMPLA. Caso contrário, continua gerando débito com o município e pode ser flagrado em situação irregular. Além disso, para continuar com benefícios como isenção de impostos, é preciso manter o cadastro atualizado, passar por vistoria e garantir que o veículo esteja apto para transportar passageiros com segurança.”