As mulheres de Petrolina contam com um serviço de atenção e proteção social: o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). O equipamento da Prefeitura, é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), através da Secretaria Executiva da Mulher.
O CEAM oferece, de forma gratuita, serviços que podem contribuir com o enfrentamento da violência doméstica, familiar e de gênero, além do empoderamento feminino. No local, são oferecidos atendimentos socioassistencial, psicológico e jurídico.
De acordo com a secretária executiva da Mulher, Rosarinha Coelho, no Centro são desenvolvidas ainda atividades e ações como palestras, cursos, capacitação e oficinas, visando o fortalecimento e o resgate da cidadania das mulheres vítimas de violência. “São muitos os entraves para que a mulher não procure ajuda, desde o medo, à vergonha, até a dificuldade de deslocamento. Conforme orientação do prefeito Simão Durando, o CEAM conta com uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, advogada e assistente social, capacitadas para realizar escuta humanizada e orientar as mulheres nas mais diversas situações”, sinaliza a secretária.
A Secretaria executiva da Mulher também disponibiliza outros serviços:
– Consulta médica para mulheres vítimas de violência:
A iniciativa é resultado de uma parceria com a Secretaria de Saúde para dar continuidade ao serviço de atendimento da rede socioassistencial. As consultas médicas acontecem toda quarta-feira, das 8h às 12h, na sede do CEAM. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
– Plantão Mulher:
O Plantão Mulher funciona toda segunda-feira, das 8h às 12h, na sede do CEAM. A ideia do serviço é oferecer a possibilidade de acolhimento social, sem qualquer agendamento prévio. O atendimento é destinado a todas as mulheres que buscam apoio emergencial, a exemplo das situações de crises que envolvam a questão da violência contra a mulher e que afete o seu equilíbrio momentâneo.
– Whatsapp Mulher:
Em Petrolina as mulheres contam com o ‘Whatsapp Mulher’ através do número (87) 99165-1803, elas dispõem de apoio socioassistencial, psicológico e jurídico de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
O CEAM de Petrolina funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e fica localizado na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó (em frente ao SESI).
Fonte: Irislane Pacheco – Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH)