Com o intuito de trazer mais conforto e melhor estrutura para os pacientes que precisam utilizar o serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), instrumento que garante assistência à saúde de pacientes portadores de doenças não tratáveis no município, a Prefeitura de Petrolina está com uma nova sede do TFD em Recife. O local está localizado na Rua Marques de Amorim, Nº 114, no bairro da Boa Vista.
A nova sede conta com os seguintes profissionais: auxiliar de serviços gerais, porteiros plantonistas e duas auxiliares administrativas. A casa foi toda mobiliada com equipamentos novos e tem capacidade de receber 44 pacientes. Ela é bem localizada próximo da maioria dos serviços de saúde. A unidade é conservada, segura, ventilada e oferece espaço externo com ampla varanda.
“Desde 2017, quando assumimos a gestão, identificamos todos os problemas da antiga casa e começamos a procurar um novo local que fosse adequado para receber nossos pacientes. Paralelo a isso, fizemos vários reparos e melhorias, sempre dando total assistência aos usuários do serviço. Depois de muito procurar, agora estamos felizes. Para essa nova sede do TFD aumentamos o número de funcionários, agora temos esse apoio de domingo a domingo. A sede é bem localizada, o que facilita na locomoção dos nossos pacientes. Entendemos a importância do serviço, a necessidade do acolhimento desses pacientes que precisam deixar suas famílias e sua cidade para tratar da saúde. Por isso, vale lembrar que em 2019, também entregamos uma nova sede em Petrolina e também conseguimos um ônibus novo e exclusivo para o serviço. Nosso maior objetivo é garantir conforto e bem-estar para os nossos petrolinenses”. destaca a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.
TFD
O serviço é definido pela Portaria Federal nº 55 do Ministério da Saúde, como forma de proporcionar auxílio aos pacientes da rede pública, por meio da assistência em outros municípios ou estados depois de esgotadas as formas de tratamento na cidade de origem. Inclusive, é um instrumento legal que visa garantir, via SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem para uma assistência de maior complexidade.