Além de todas as medidas instituídas desde a publicação do Decreto Municipal nº 12 de 16 de março, seguindo a orientação do Governo de Pernambuco, a Prefeitura de Petrolina estabeleceu novas formas de atendimento para o período de quarentena atual visando retardar e conter a ação do coronavírus no município.
Desde que foi decretado estado de emergência em saúde pública em Petrolina, a prefeitura adotou ações mais severas para evitar que haja contaminação e propagação da Covid-19. Para tanto, estabeleceu ações como isolamento, ou seja, período de quarentena em que grande parte dos cidadãos deve evitar sair de suas residências sem que seja estritamente necessário e urgente.
Agora, tanto a sede da prefeitura quanto secretarias e órgãos municipais terão alguns atendimentos feitos de maneira exclusivamente virtual, no sistema de home office para servidores; outros serviços estarão acessíveis de maneira presencial nas respectivas secretarias, conforme lista subsequente. A orientação repassada ao público externo é evitar sair de suas residências e tentar resolver o máximo possível de demandas acessando o site da prefeitura ou ainda no canal do WhatsApp Informa Petrolina pelo número (87) 98100-1883. Confira abaixo como ficaram dispostos os atendimentos.
SEDUCE
Na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes o expediente estará sendo realizado das 8h às 14h para atendimento ao público externo. Nas unidades de ensino da rede Municipal o horário do funcionamento administrativo também foi reduzido com atendimentos das 8h às 13h, na maioria das unidades. Outras informações através dos números de telefone: (87) 3861-3937 ou (87) 3862-3744.
SEDURBH
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação teve seu expediente reduzido e será de 8h às 13h, adotando o sistema de revezamento presencial e home office, mediante uso de sistema administrativo de comunicação eletrônica municipal denominado “1DOC”.
Estão suspensos os atendimentos públicos presenciais, com exceção do serviço de protocolo de entrada de processos, até o dia 31 de março. Eventuais dúvidas e solicitações podem ser direcionados à Ouvidoria Municipal no site da prefeitura ou via WhatsApp pelo número (87) 9 8106-7310.
SEFAZ
De maneira virtual, estarão disponíveis diversos serviços da Secretaria da Fazenda tais como: Nota Fiscal Eletrônica; ISS Bancário; Taxas e Alvarás exercício 2020; ISS Fixo exercício 2020; IPTU exercício 2020; Dívida Ativa Administrativa de IPTU/ISS/TFLF/ITBI; Certidões de Regularidade Fiscal; REDESIM; ITBI exercício 2020/Laudo de ITBI; Nota fiscal avulsa; Extrato geral de débitos. Em caso de dúvidas estão disponíveis os telefones para contato: (87) 3861-6676 (Secretaria Executiva de Tributos) e (87) 3862-9154 (Plantão Fiscal) que estão dedicados em expediente interno na secretaria.
SEGOA
A Secretaria de Governo localizada na sede da prefeitura e a Secretaria de Agricultura que está localizada na Rua das Laranjeiras, n° 265, Centro, informa que entrega de currículos, ofícios, demandas internas e solicitações administrativas deverão ser realizados pelo endereço de e-mail segoapmp@gmail.com ou ainda através dos números de telefone: (87) 98812-8117 e (87) 98863-6424.
SEINFRA
A Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos permanece apenas com os serviços essenciais como limpeza, iluminação pública e coleta de lixo. Para solicitar atendimento a secretaria disponibiliza os seguintes números de telefone: serviços públicos
(87) 3862-3188 e iluminação pública – (87) 3862-2993
SEDESDH
O atendimento na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Secretaria Executiva de Desenvolvimento Social continua acontecendo de maneira integral, das 7h às 13h, localizada na Rua Santa Cecília, nº 35, Vila Mocó. A Secretaria Executiva da Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade teve alguns serviços suspensos, permanecendo apenas informações e orientações, aberta das 7h às 13h na Avenida Gilberto Freire, s/n, Vila Mocó.
Casa Bolsa
Endereço: Avenida Dr. Fernando Góes, Centro
Suspenso atendimento a idosos. Demais atendimentos mantidos. Atendimento das 7h às 13h
Cras
Suspensos SCFV para todas as idades e restrições nas visitas domiciliares. Demais serviços mantidos. Atendimento das 7h às 13h
Criança Feliz
Atividades Suspensas
Restaurante Popular
Funcionamento normal. Refeições distribuídas em marmitas.
Almoço: 11h às 13h30 / Sopa: 16h às 17h30
Centro de Atenção à Pessoa Idosa (CAPI)
Atividades Suspensas
Centros de Convivência de Idosos (CCI)
Atividades Suspensas
CREAS
Suspensas atividades de jovens em medidas socioeducativas. Demais serviços mantidos. Atendimento das 7h às 13h
AEPETI
Serviço externo suspenso
Centro POP
Apenas Informações e orientações. Alimentação aos assistidos distribuída pelo Restaurante Popular. Demais serviços suspensos. Atendimento das 7h às 13h
Conselho Tutelar e Casa dos Conselhos
Atividades mantidas. Atendimento das 7h às 19h
SESAU
A Secretaria Municipal de Saúde continua oferecendo os serviços essenciais e de urgência, funcionando de segunda à sexta, de 07h às 13h (no período da tarde expediente interno). As pessoas podem entrar em contato pelo telefone (87) 3866-8550 ou pelo e-mail: sesau@petrolina.pe.gov.br
AGE
Na Agência do Empreendedor todas as informações de linhas de crédito ou envio de documentos serão realizados pelos seguintes canais: o ‘Alô AGE’ pelo WhatsApp (87) 98819-3854 e pelo e-mail informacaoage2020@gmail.com.
AMMA
A Agência Municipal do Meio Ambiente oferece serviços on-line tais como licenças ambientais pelo sítio eletrônico – http://amma.petrolina.pe.gov.br/ ou ainda pelo e-mail ammagabinete@gmail.com
AMMPLA
A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina continua dispondo da Central de Atendimento pelo telefone (87) 98835-2284. Nele, as pessoas poderão se informar sobre Recurso de Infrações, Identificação de Condutor e solicitar Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito pelo e-mail ammplaexpresso@gmail.com
IGEPREV
O Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina disponibiliza os números (87) 3983-3450 e da Junta Médica pelo (87) 3983-3465.
PRODECON
O Programa Municipal de Defesa do Consumidor continua disponível para qualquer denúncia relacionada aos direitos do consumidor pelo telefone (87) 3861-3066.