Com a confirmação de um caso do novo coranavírus em São Paulo e cinco casos suspeitos em Pernambuco, a Prefeitura de Petrolina vem acompanhando a situação no estado e está em alerta para prevenção.
Nesta quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o levantamento de estratégias para elaboração de um Plano de Contingência, caso a cidade venha a registrar algum caso suspeito de atendimento na rede de saúde.
Todas as ações serão planejadas tendo como base as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como estratégia para qualificação das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, o município de Petrolina convidou, em caráter de urgência, a Gerência Regional de Saúde, representantes do Hospital Universitário (HU) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) objetivando a elaboração de ações conjuntas para o enfrentamento da situação epidemiológica vivenciada no país.
“Estamos discutindo estratégias iniciais, como formas de bloqueio do vírus e assuntos que envolvem hospitais, unidades de saúde, materiais de proteção, entre outros. Entende-se que se faz necessário uma reestruturação da Rede para o atendimento aos possíveis casos. A gestão municipal se preocupa muito com esta epidemia que começou na China, pois Petrolina recebe gente de várias partes do país e do exterior. No entanto, a Secretaria de Saúde ressalta que não existe caso suspeito da doença em Petrolina”, explica a secretária da pasta, Magnilde Albuquerque.
A Prefeitura de Petrolina havia divulgado, no início do mês de fevereiro, nota técnica com recomendações para cuidados e controle do novo coronavírus. (Com informações: Ascom/ PMP)