É de se esperar que nos feriados prolongados o número de veículos nas estradas aumentem e, com isso, aumentam também o número de acidentes, que muitas vezes estão ligados a imprudência e desatenção. Para reduzir os transtornos nas estradas durante esse período, a Polícia Rodoviária Federal, realizará a ‘Operação Semana Santa 2022’, que terá início na quinta-feira (14) e se encerra no domingo (17) de Páscoa.
Em entrevista ao Programa Nossa, o inspetor da PRF de Petrolina, Paulo Lima contou que durante esse período haverá uma ação reforçada dos militares nas vias. “Contamos com um efetivo mais reforçado, com 50 policiais sendo empregados em pontos de bloqueios itinerantes para tentar abordar a maior quantidade de usuários da rodovia possível”, explicou.
Para promover a segurança, os condutores serão submetidos a um teste para identificar o álcool no corpo e lembrar dos acidentes recorrentes na cidade. “Todos os condutores abordados serão convidados para submeter ao teste alcoolemia. Tivemos no último final de semana muito acidentes, com a presença do álcool como elemento potencializador dos acidentes”, informou o policial.
Na oportunidade, Paulo Lima desmistificou sobre o consumo do vinho ser liberado durante o feriado religioso. “Em algum momento se diz que é permitido a ingestão de vinho, eu não sei porque, lembrado que a tolerância é zero. Não é permitido conduzir o veículo após consumir bebida alcoólica. Estaremos trabalhando para diminuir o máximo possível de acidentes, quantos mais condutores abordarmos menos acidentes serão gerados”, explicou e reforçou que a presença de álcool no teste pode ocasionar infração e até mesmo apreensão.
Além do álcool, as condições do carro podem ocasionar acidentes, antes de sair de casa e pegar a estrada é importante ficar atento aos itens de segurança do veículo. Realize a inspeção dos itens de segurança do veículo, calibrando os pneus e observando os sulcos dos pneus, checando o bom funcionamento dos limpadores de pára-brisas e testando o funcionamento da iluminação como faróis, lanternas traseiras, setas, luzes de freio e ré.