A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última sexta-feira (28) o I Simpósio de Experiências Exitosas no Atendimento à Hanseníase e Tuberculose. O evento teve como público-alvo médicos, enfermeiros, residentes e fisioterapeutas que atuam na Atenção Básica do município.
O simpósio teve como principal objetivo a troca de experiências no diagnóstico e tratamento de pacientes com hanseníase e tuberculose, com foco nas práticas realizadas entre janeiro e março deste ano. A abertura do evento contou com diálogos sobre a importância da constante atualização dos profissionais de saúde, visando a detecção precoce das doenças, melhoria no diagnóstico e tratamento adequado, prevenindo complicações mais graves nos pacientes.
O enfermeiro Alan Correia compartilhou sua experiência em uma Unidade Básica de Saúde e destacou a importância do evento para a atualização profissional e um olhar mais específico sobre as doenças. “Foi um momento enriquecedor, marcado por trocas de conhecimento e aprendizados significativos ao ouvir os relatos e experiências dos colegas. Aqui, fomos atualizados sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e do acompanhamento contínuo. Aproveito para ressaltar o papel essencial dos profissionais de saúde, pois, sem esses protagonistas o controle dessas doenças seria muito mais difícil, resultando no aumento de casos e no agravamento do impacto na saúde pública”, destacou.
Texto:Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde
Fotos:Ayrton Latapiat