A Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan (OPO-HDM) está realizando o Setembro Verde em parceria com a Central de Transplantes. A campanha que ressalta a importância da doação de órgãos para salvar vidas, este ano traz como tema “Seja um anjo na vida de alguém” e uma programação que se estende até o final do mês.
Vale lembrar que o Brasil tem o maior programa público de transplantes e uma das mais rigorosas legislações do mundo, tendo como diretrizes a gratuidade da doação, a beneficência em relação aos receptores e a não maleficência em relação aos doadores vivos.
Essa legislação estabelece também garantias e direitos aos pacientes que necessitam destes procedimentos e regula toda a rede assistencial através de autorizações e reautorizações de funcionamento de equipes e instituições.
De acordo com a enfermeira gerente da OPO, Évora Leal, muitas famílias ainda declinam do processo por crenças em informações desencontradas ou mesmo pela falta de informação adequada. Por isso, o principal objetivo do Setembro Verde é esclarecer e incentivar as pessoas a manifestarem para seus familiares a intenção de ser doador.
É importante ressaltar que, pela legislação brasileira, a autorização para doação de órgãos deve ser realizada por um parente de primeiro ou segundo grau, sendo pai ou mãe, filhos, avós, netos ou cônjuges.
Nesse contexto, a OPO Petrolina é responsável por fiscalizar todos os protocolos de morte encefálica que acontecem na cidade, seja em hospitais particulares ou públicos, por acolher e entrevistar as famílias, e viabilizar toda captação de órgão em conjunto com a CET.
“Ato de amor ao próximo e que pode salvar vidas, a doação de órgãos é para muitos que aguardam na fila de espera a única chance de recomeço”, é com esse apelo que Évora convida a toda a sociedade para participar dessa campanha, junto com a OPO e Central de Transplantes. Para fazer parte é só acompanhar a programação.