Com o objetivo de reduzir desigualdades e fortalecer políticas públicas voltadas à infância e adolescência, a Prefeitura de Petrolina reafirmou, nesta segunda-feira (12), seu compromisso com a promoção dos direitos das crianças e adolescentes ao assinar o termo de adesão à nova edição do Selo UNICEF para o período de 2025 – 2028.
Nesta nova edição, o Selo UNICEF incorpora uma estratégia de equidade étnico-racial em todo o seu percurso metodológico, com foco em assegurar que os serviços públicos cheguem efetivamente às comunidades indígenas, quilombolas e negras, que ainda enfrentam desigualdades históricas no acesso à educação, saúde, proteção social e oportunidades.
Para cumprir as metas estabelecidas durante esses quatro anos, o município se compromete a continuar realizando: formações; atividades; monitoramento dos indicadores de vacinação e escolaridade; mobilização de diversos setores da sociedade entre eles, gestores, técnicos municipais, conselheiros, adolescentes e famílias. Essas iniciativas buscam aprimorar as políticas públicas e garantir melhorias na vida das crianças e adolescentes, especialmente para este público específico.
O novo ciclo do Selo UNICEF estabelece que ao implementar as estratégias, os municípios passam a se alinhar a importantes agendas de políticas públicas nacionais, como o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), previsto pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), prevista pelo Ministério dos Povos Indígenas.
Foto: Ascom