Evento contou com a elaboração de um plano para garantir os direitos de crianças e adolescentes da cidade
Adolescentes, educadores, profissionais de saúde, assistentes sociais, secretários municipais, conselheiros tutelares, representantes de sindicatos e segurança pública, além de autoridades locais, líderes comunitários e demais integrantes da sociedade civil, se reuniram nessa terça-feira (02) para participarem do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Petrolina. A iniciativa discutiu a abordagem étnico-racial para o ciclo de ações 2024-2028.
Com a temática “Colorindo o futuro com igualdade e respeito”, o 1º Fórum Comunitário foi um espaço que planeja, de forma intersetorial, ações e políticas públicas que produzam impactos positivos na vida de crianças e adolescentes, garantindo direitos à educação, saúde, assistência social e proteção, com atenção especial para meninos e meninas indígenas, negros e quilombolas.
O evento também contou com a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que desempenham um papel central na mobilização e na defesa dos direitos de crianças e adolescentes do município. Além disso, o Fórum também teve a participação do Zé Gotinha, que faz parte de um dos pilares do Selo UNICEF no incentivo à vacinação, e de adolescentes do Projeto Social Arte e Vida, do bairro João de Deus, que fizeram uma apresentação da Dança do Coco, destacando o papel da cultura na valorização das identidades.
Como parte da agenda transversal do Selo, os participantes se dividiram em sete grupos com as temáticas saúde e nutrição; educação; proteção contra violência; água, saneamento, higiene e mudanças climáticas; proteção social; igualdade étnico- racial e participação Cidadã. Foi elaborado um Plano de Ação com o objetivo de enfrentar os principais problemas do município e fortalecer as políticas públicas e o trabalho da gestão municipal ao longo do ciclo do Selo UNICEF.



