Em entrevista à Rádio Grande Rio FM nesta segunda-feira (29), o secretário executivo de Infraestrutura, Rodrigo Jacobina, anunciou um pacote de obras que contempla a pavimentação de mais de diversas ruas e comunidades rurais em Petrolina.
O pacote de obras, que representa um investimento significativo da Prefeitura, visa melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar o desenvolvimento da cidade.
“A gente tem anunciado agora um pacote de entrega. São 52 ruas que a gente estava finalizando no contrato que iniciou no ano passado. Desses, contempla muitos bairros, praticamente estaremos entregando ruas que já estão em fase final de obra e o prefeito acabou anunciando, mais 97 ruas contratadas recentemente pra estar numa ordem de serviço. Essas obras estarão em 16 bairros da cidade, todas da zona periférica da cidade de Petrolina. Vamos contemplar dessa vez quatro comunidades rurais, na zona Ribeirinha de Petrolina com pavimentação em paralelo e mais 120 ruas a serem pavimentadas em recapeamento asfáltico”, destacou o secretário.
Serão beneficiados os seguintes bairros: Vila Marcela; Nova Descoberta; Pedrinhas; Porto da Ilha; Serrote do Urubu; Vila Débora; Padre Cícero; Dom Avelar; Terras do Sul, João de Deus; Loteamento Recife; Santa Luzia; Jatobá; Cidade Universitária; São Jorge e São José. Essas vias se somam a outras 52 pavimentações que estão em andamento em 10 comunidades.
Segundo Jacobina a escolha das ruas para pavimentação foi feita com base em critérios técnicos e sociais, priorizando áreas com maior necessidade e fluxo de pessoas.
“A gente tem um cadastro prévio da cidade de Petrolina de todas as ruas monitoradas e mapeadas na Secretaria de Infraestrutura. Assim, são dadas sempre prioridades aos corredores de ônibus, ruas que têm órgãos públicos, que têm escola, que têm UBS, que têm algum equipamento público, praças, áreas de convivência social dos bairros, avenidas principais, mas principalmente esses corredores de ônibus que são muito importantes para a ligação de transporte da população dos bairros”, explicou Jacobina.
O secretário contou que o planejamento das pavimentações iniciado em 2021 e 2022, e que agora, em 2024, se transformam em obras em andamento
“A gente quando começa um planejamento dessa de obra pública, leva um tempo. Toda essa área de burocracia é muito grande desde a época do projeto, contratação do projeto, a escolha da rua, a busca pelo recurso federal ou pelo recurso da prefeitura para estar aplicando nessas obras para estar se transformando ela numa realidade. Então tudo isso leva um trâmite burocrático que leva em torno de 2 anos, 2 anos e meio e a gente vem anunciar agora essas ruas que na verdade começou o planejamento lá em 2021 e 2022, e a gente conseguiu transformar ela em obra esse ano em 2024”, ressaltou o secretário.
Sobre se há previsão de obras no Fernando Idalino, ele contou que a pasta está comprometida em investir na infraestrutura da cidade e melhorar a qualidade de vida da população.
“A gente está colocando algumas para projeto no Fernando Idalino. Ela não será contemplada nesse momento. A gente colocou nove ruas para planejamento de projeto para futuros recursos federais está aplicando em obra no Fernando e da Lima”, informou Jacobina.
Em relação aos transtornos causados pela última chuva na região, ele contou que estão buscando fazer reparos nos locais afetados.
“A gente tem uma reunião hoje, inclusive com o prefeito, do qual o secretário e o Alisson vão estar fazendo uma ampliação da equipe de atendimento para poder estar realmente fazendo os reparos necessários. Foi uma chuva extrema de conhecimento de todo mundo e sim tem um prejuízo que está chegando agora ainda por causa dessa chuva. Então, o asfalto muito borrachudo, muita área para se recompor de pavimentação. E essa operação já está sendo ampliada para que consiga chegar o mais rápido possível fazendo essas manutenções na cidade”, finalizou o secretário.