Petrolina se prepara para sediar um importante evento no cenário esportivo internacional: o torneio EMS Open World Tour BT400 2024 de Beach Tennis. Durante uma coletiva realizada hoje (11), foi anunciada a infraestrutura planejada para o evento.
O torneio, que ocorrerá entre os dias 15 e 21 de abril, trará atletas de 10 diferentes países para o município sertanejo, em uma iniciativa conjunta da EMS Arena, EMS Farmacêutica e a Prefeitura de Petrolina.
O jogador Petros Matheus, organizador do evento, compartilhou sua visão e entusiasmo: “Eu, como filho do Vale de São Francisco, sei que o esporte transformou a minha vida. Todas as nossas ações e trabalhos são voltados para o esporte. Surgiu a possibilidade de ter um evento de chancela mundial. É um grande evento, é o maior evento do mundo, e ele agora é nosso, que promete entrar para o calendário municipal. Estamos muito felizes de que a prefeitura tenha abraçado esse projeto. Nossa ideia é converter Petrolina, que já é a capital do agronegócio, a capital da caprinovinocultura e a capital da cultura, a capital do São João, e trazer agora para o nosso lado, que é transformar a Petrolina na capital do esporte”, destacou.
O espaço destinado ao torneio abrange 21 mil metros quadrados, onde 496 atletas profissionais e 826 amadores disputarão em um total de 660 jogos ao longo de sete dias, distribuídos em 20 quadras de areia.
Petros contou que haverá também uma ação social pós-evento: sete quadras serão doadas a escolas municipais para incentivar o desenvolvimento esportivo entre os jovens. “As sete quadras que foram construídas para os profissionais serão doadas para as escolas municipais. Nós capacitaremos os professores da Rede Municipal e os alunos que se destacarem nesse projeto virão para a Arena, para o projeto social da EMS farmacêutica. Estamos muito felizes. Nós temos ações sociais que também nunca foram feitas e que vão impactar muito, principalmente na questão municipal e na vida dessas crianças que a gente sabe da dificuldade”, pontuou.
Realizado pela primeira vez em Petrolina, o evento integrará o calendário municipal, objetivando atrair atenção global para a cidade durante abril.
“É um evento para todos. A perspectiva é de que passem diretamente pelo menos 30 mil pessoas. Teremos muitas atrações culturais. Vamos mostrar o que o Vale de São Francisco representa. Vamos reproduzir a caatinga, mostrar o samba de velho, quadrilha, Maracatu, frevo. Teremos grandes atrações musicais da nossa região e uma atração surpresa. Todo mundo vai ter que vir aqui. Estamos muito felizes e os olhos do mundo inteiro vão se voltar para cá através do esporte,” ressaltou Petros.
O prefeito Simão Durando, presente na coletiva, expressou seu apoio ao projeto. “A gente vem há alguns anos idealizando esse projeto junto com Petros. Petrolina vem entrando no calendário esportivo de grandes campeonatos. Trouxemos grandes competições esportivas para a cidade, a exemplo do Rally dos Sertões. Agora, trazendo também esse grande campeonato de beach tennis, mostrando que Petrolina não é só forte no Agro, mas também na questão esportiva. Estou muito feliz com esse momento. Petrolina mostrando que é grande nos eventos esportivos e a nossa missão é essa: praticar o esporte, levar a juventude para praticar cada vez mais o esporte na cidade de Petrolina.”
Sobre possíveis modificações no acesso ao River Shopping durante o evento, Simão Durando assegurou: “Tivemos todas as reuniões prévias com a nossa estrutura da Ampla, com a nossa guarda municipal. As estruturas todas estão muito bem formatadas e idealizadas. As pessoas vão chegar aqui com segurança. A mobilidade urbana está garantida. Pensamos previamente em todos esses requisitos e estamos aqui com total apoio, porque realmente vai trazer [benefícios].”