Petrolina foi supreendida nessa madrugada com um grande volume de chuvas. Até às 5h da manhã dessa sexta-feira (18), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registrou cerca de 117mm. Esse volume é o maior registrado em um único dia nos últimos 30 anos. A Prefeitura de Petrolina, através da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMUSP), detalha as áreas mais afetadas e passa orientações de como ser acionada em caso de emergência.
Os bairros que registraram o maior volume de chuvas foram o José e Maria com 117mm, Gercino Coelho, 116 mm, Jardim São Paulo, que registrou 98 mm e Cohab Massangano, com 102,4 mm. A Defesa Civil reforça que esse volume de chuvas não era previsto. Desde as primeiras horas dessa manhã, as equipes já estão nas ruas verificando todas as ocorrências. O órgão orienta a população também sobre alguns cuidados em período chuvoso: evitar se abrigar em baixo de árvores; evitar transitar em áreas alagadas, o volume de água pode esconder buracos e ocasionar acidentes; caso more em locais de risco de alagamento, proteger os documentos em sacos plásticos; colocar alimentos longe de produtos de limpezas e elevar o nível dos móveis; além de desligar a rede geral de energia.
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do número: 87 9 9132-9568, que funciona 24h, caso sejam identificados possíveis riscos.
——— Assessora de Comunicação da Prefeitura de Petrolina