Petrolina: Saiba quando ligar para a Guarda Civil Municipal

0

O vandalismo, além de causar danos aos cofres públicos, prejudica a oferta de serviços para a população. Todo cidadão que perceber esse tipo de ação pode denunciar à Guarda Civil Municipal de Petrolina, pelo número de telefone 153.

Recorrer ao serviço de emergência é o caminho quando um morador vê, por exemplo, uma pessoa pulando o muro de uma escola ou de uma unidade de saúde, como também perceber que uma pessoa está furtando algo público. Esse tipo de denúncia é atendida por um guarda na Central de Atendimento. Durante a ligação, o morador deve passar algumas informações básicas, como cor da roupa do suspeito, uso de óculos ou de bonés que auxiliem na identificação posterior.

O guarda consegue deslocar a equipe mais próxima do endereço para averiguar a situação e fazer abordagens a pessoas suspeitas”, explica o secretário executivo de Segurança Pública, Cícero Dirceu.

A ligação para o 153 também pode ser feita quando o cidadão flagrar alguém pichando um muro, danificando monumentos, praças ou furtando cabos da iluminação pública. “Nesses casos, é preciso haver flagrante para que haja encaminhamento dos responsáveis à autoridade policial. Por isso a rapidez na chegada da Guarda Municipal é imprescindível”, reforça o secretário.

Violência Doméstica

A GCM alerta à população sobre a necessidade de formalizar queixas de casos de violência doméstica contra a mulher. Algumas ocorrências atendidas pela Patrulha da Mulher ao longo dos anos foram relacionadas a denúncias de agressão física e psicológica; ameaça; violência patrimonial; invasão domiciliar; perturbação do sossego; tentativa de feminicídio; cárcere privado; violência sexual/atentado violento ao pudor; injúria e difamação.

“A violência doméstica não escolhe classe social. É um problema que deve ser combatido por toda sociedade, as vítimas não devem ter medo de denunciar a violência sofrida”, ressalta Dirceu.

Fotos: Jonas Santos