Petrolina: Secretária de Saúde reforça a importância de manter o cartão de vacinação atualizado 

0

Hepatite, Febre Amarela, H1N1 e Tétano são algumas das doenças mais comuns que ainda circulam pelo país. Elas têm em comum a forma de serem prevenidas, que é através da vacinação, recurso indispensável para evitar doenças infecciosas. A Secretária de Saúde faz um alerta à população petrolinense, para que procure as Unidades Básicas do município para atualização da caderneta vacinal.  

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente 24 vacinas diferentes para a proteção de crianças, adolescentes e adultos. É por meio da imunização em massa que foi possível erradicar doenças graves, como a Varíola, Rubéola e a Poliomielite. Para a gerente da Atenção Básica, Ana Célia Carvalho, as vacinas podem evitar doenças que prejudicam a qualidade de vida e comprometem a saúde em geral. “A população tem acesso a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), elas são utilizadas como medida de controle de doenças e contribuem para redução da mortalidade ou agravamento dos sintomas causados pelos vírus” destaca.  

Para se vacinar basta comparecer na UBS da zona urbana das 8h às 12h e das 14h às 16h45, e na zona rural das 8h às 12h45. É necessário estar com documento de identificação com foto e o cartão de vacina. “É importante que os pais ou responsáveis aproveitem esse período de férias escolares para colocar em dia as suas e as vacinas do seu filho. A vacinação é a única forma segura de proteção”, destaca Ana Célia Carvalho.