Com o tema “Educação, Trabalho e Capitalismo: Impactos, Lutas e Resistências na EJA”, o município de Petrolina sediou, na última quarta-feira (4), na Escola do Saber, o 5º Encontro de Educação de Jovens e Adultos. O evento, que contou com a presença do secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, e equipe, reuniu também representantes das cidades de Afrânio e Dormentes, e teve como objetivo discutir políticas públicas para melhorar o currículo e inclusão desse público no ambiente escolar.
Durante a programação, os participantes puderam assistir uma palestra sobre o tema geral do evento, com a professora e mestra em Educação, Alessandra Latorre. Na ocasião, foram formados grupos de trabalho a partir dos três eixos temáticos, para definir as propostas que irão para o Encontro Estadual, que será realizado no mês de junho em Toritama. A secretária Executiva de Ensino de Petrolina, Isva Modesto, destaca a importância do encontro por ter sido um espaço de reflexão e debate de propostas que contribuíram para a garantia do direito à educação pública, gratuita e de qualidade social voltada à modalidade EJA.
“Estamos buscando ampliar, cada vez mais, os esforços sociais e políticos na intenção de chegar até esse público e trazê-los para dentro das nossas Unidades Educacionais, promovendo assim a escolarização dessa parcela da sociedade. Nosso objetivo é dar oportunidade para essas pessoas que em algum momento da vida, tiveram que mudar o seu planejamento relativo à educação e que agora, por meio desse olhar diferenciado do prefeito Simão Durando, podem garantir a conclusão dos seus estudos, pois entendemos que é por meio da educação que mudamos a vida das pessoas”, finalizou Isva.