Em entrevista ao programa Nossa Voz nesta terça-feira (8), o médico neurocirurgião Dr. José Carlos Moura, um dos organizadores do 40º Encontro Interregional de Neurocirurgia, anunciou que o evento será realizado em Petrolina entre os dias 10 e 13 de abril. Esta será a primeira vez que o encontro acontece em uma cidade do interior do Norte ou Nordeste.
“Nós conseguimos trazer para Petrolina esse encontro inter-regional de neurocirurgia, que é um encontro extremamente seleto, é um encontro aonde todas as regiões do país são representadas e os melhores neurocirurgiões, ou uns dos melhores neurocirurgiões do país, se encontram no conclave para se discutir temas atuais da neurocirurgia, para também se discutir temas futuros da neurocirurgia, porque você sabe que a ciência não para.”
“Então, a todo momento, tá sendo descoberto coisas novas e a neurocirurgia não é diferente. Mas foi uma luta incansável para que a gente sedeasse esse encontro. É isso como você falou, é a primeira vez que esse encontro vem para uma cidade do interior do Norte e de Nordeste”.
O evento, que ocorre ao longo de três dias, terá o último dia reservado para atividades turísticas: “É, isso vai ser dia 10, dia 11, dia 12. E eu deixei o dia 13 para eles fazerem um pouco de turismo e voltarem aos seus estados. Tá conhecendo belezas aqui”.
Dr. José Carlos também revelou uma atração especial durante o jantar de confraternização entre os participantes:
“Nós estamos com tudo montado, já tá tudo organizado e tem um grande lance, que eu consegui através de muito esforço e muita amizade também. Vamos dar um jantar para esses convidados e nesse jantar vamos mostrar o grande fruto da terra, né? Nós convidamos e ele aceitou e tá vindo dar uma canja que é o Marciel Melo. Vai tá aqui participando do jantar. E vai dar então 45 minutos de uma boa música para esses participantes.”
Encontro seleto e com representatividade nacional
O evento reunirá profissionais de renome de todas as regiões do país, com uma dinâmica bastante específica, como explicou o médico:
“Esse é o quadragésimo encontro. Como é a dinâmica desse encontro? Esse encontro é um encontro, como eu falei, seleto. Por que ele é seleto, porque ele não é aberto para todos os neurocirurgiões. Nós convidamos cinco neurocirurgiões de cada região.”
“Então da região Sul, são cinco convidados. Esses convidados, obviamente, são pelo seu tipo de trabalho, pelo destaque que ele tem lá na região Sul. Região Sudeste, da mesma maneira.”
“Só que a região Sudeste, como ela é muito vasta e tem uma grande neurocirurgia, existem então os convidados da região Sudeste do centro de São Paulo e existe convidados também do interior de São Paulo. Existe do Rio de Janeiro, existe de Minas Gerais e assim por diante.”
Cada região conta com um representante responsável por selecionar os profissionais que irão participar do encontro. O foco está em temas atuais e práticos da neurocirurgia:
“Tudo que há de mais novo na neurocirurgia é discutido aqui. Mas é discutido com pessoas que estão praticando. Então, na verdade, não é uma coisa puramente teórica, é muito como eu faço.”
“Existe a teoria e existe a prática. E nós valorizamos muito nesse encontro depois das apresentações teóricas a discussão. São 10 minutos para cada expositor e 30 minutos para que a gente faça a troca de experiências, porque são profissionais experientes que estão ali, cada um dizendo um pouquinho da sua área.”
Abertura para estudantes e homenagens especiais
Diferente das edições anteriores, essa edição em Petrolina abrirá espaço para estudantes de medicina, graças à articulação de Dr. José Carlos:
“Nunca nesse encontro se abria para estudantes. Mas eu mostrei que nós estamos numa cidade diferente, estamos numa cidade que é progressista, uma cidade de interior e que nós temos aqui duas grandes faculdades de medicina. Nós sabemos da Univasf aqui em Petrolina e da Estácio lá em Juazeiro. Então era muito justo que esses estudantes tivessem um espaço para participar até para ter contato com esses professores que são professores renomeados. Então conseguimos isso também.”
Durante o encontro, duas grandes personalidades da neurocirurgia brasileira serão homenageadas:
“Nós vamos homenagear o professor Dr. Ildo Azevedo, que é muito conhecido no mundo inteiro, ele é de Recife, mas é um nome que, aonde se fala em professor Ildo Azevedo, a neurocirurgia tá bem representada. E também o Dr. Mário Siqueira, que é outro grande professor de São Paulo e que já estava pendurando as chuteiras. E eu fiz questão de puxá-los para eles serem homenageados aqui. Trazer as experiências e eles também vão participar, dando aulas e trocando experiências com todo esse grupo.”
Serviço
O evento ocorrerá entre os dias 10 e 13 de abril, em Petrolina. A organização também divulgou um número de contato para mais informações:
Mais informações:
📱 (87) 98819-7652