Conforme o Nossa Voz adiantou, o primeiro caso suspeito de Covid-19 foi testado como negativo. No entanto, subiu o número de casos suspeitos do novo Coronavírus e também de H1N1. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira (18) pelo prefeito Miguel Coelho.
Do Covid-19 eram 9 suspeitos, agora são 15. As pessoas monitoradas agora são 24. E um caso descartado. No entanto, Petrolina também tem uma paciente, internada ontem (17) no Hospital Universitário (HU), com Síndrome Respiratória Aguda Grave. A suspeita é de Covid-19. Sobre H1N1 saiu de 7 para 9 o número de casos suspeitos.
A principal mudança é que, após reunião com o Governo do Estado, foi informado que Pernambuco já tem transmissão comunitária. Com isso, a orientação é fazer exames somente para os pacientes graves. “As pessoas que têm os sintomas leves, a recomendação é ficar em casa, em tratamento domiciliar. (…) Só vão ser testados os casos mais graves”, anunciou Miguel Coelho.
Por causa do H1N1, os pacientes serão testados para os vírus da Influenza. Assim que forem descartados, serão testados também para o Covid-19.
Outras medidas
A UPAE vai suspender o atendimento para atender somente os casos mais graves. Além disso, um novo decreto municipal será publicado determinando o fechamento das feiras livres e, inclusive, solicitando ao Shopping de Petrolina que feche as portas.
Para ajudar no controle das pessoas que entram no município, a prefeitura vai adquirir termômetros infravermelhos para identificar pessoas que chegam em Petrolina com febre. Serão duas equipes, uma no Aeroporto e outra na Rodoviária.