Cidade teve registros pontuais de chuva e céu nublado nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (21), mas previsão indica sequência de dias quentes e secos.
A cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, amanheceu com chuva em alguns pontos e céu nublado no início da manhã desta quarta-feira (21). Apesar do cenário diferente do habitual clima seco da região, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) alerta que a condição não deve se manter nos próximos dias.
Segundo a Apac, o Sertão está dentro do período chuvoso, que climatologicamente ocorre entre os meses de janeiro e abril. No entanto, a previsão para este ano indica volumes abaixo da média histórica.
Previsão aponta chuvas abaixo do normal
Em vídeo divulgado pela agência, a meteorologista Aparecida Fernandes explicou que uma reunião climática realizada com meteorologistas de todo o Nordeste apontou um cenário preocupante para Pernambuco.
“O período chuvoso do Sertão inicia em janeiro e vai até o mês de abril, climatologicamente. O resultado dessa reunião climática é que as chuvas em Pernambuco vão ficar abaixo do normal, abaixo da climatologia. Ou seja, vai chover menos do que choveu no ano passado”, afirmou.
De acordo com a meteorologista, 2026 deve ser caracterizado como um ano de poucas chuvas, com grande parte do estado já enfrentando condições de seca.
Seca atinge todo o estado, com maior intensidade no Sertão
Ainda segundo a Apac, todo o estado de Pernambuco apresenta algum nível de seca, sendo mais intensa no Sertão e em parte do Agreste. Mapas de monitoramento mostram que quanto mais intensa a coloração em vermelho, maior é a severidade da estiagem.
Aparecida Fernandes destacou que, mesmo durante o período chuvoso, as precipitações previstas não serão suficientes para reverter o quadro atual. “Essas chuvas não vão ser suficientes para alterar as condições de seca que já estão acontecendo”, explicou.
Chuvas pontuais e calor nos próximos dias
As chuvas registradas nos últimos dias no Sertão estão associadas a um sistema meteorológico conhecido como vórtice ciclônico, ligado à Zona de Convergência do Atlântico Sul. Esse sistema deve provocar chuvas até, no máximo, os próximos dois dias.
Após esse período, a previsão indica uma sequência de dias secos e quentes. “O período chuvoso deste ano no Sertão será caracterizado por chuvas de intensidade moderada, podendo ocorrer pancadas fortes concentradas em poucas horas, intercaladas com vários dias sem chuva e com calor”, concluiu a meteorologista.
A Apac orienta que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e mantenha atenção especial em áreas mais vulneráveis aos efeitos da seca.



