Petrolina terá mês de entregas e novos anúncios de obras, afirma secretário de Infraestrutura

0

Setembro será um mês de celebrações e movimentação intensa em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Além de marcar os 130 anos de fundação da cidade, a Prefeitura programou uma série de inaugurações e lançamentos de obras estruturantes. Pavimentações em bairros, a primeira etapa da Orla 3, o Parque do Povo e investimentos em mobilidade urbana estão entre os destaques.

Quem garante é o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Rodrigo Jacobina, que esteve no programa Nossa Voz nesta segunda-feira (1º). Durante a entrevista, ele detalhou os principais projetos, adiantou novas entregas e comentou sobre os desafios de execução.

Segundo Jacobina, a agenda de setembro foi pensada para unir o simbolismo da data com ações concretas para a população.

“Setembro é um mês muito simbólico. São os 130 anos de Petrolina. A gente preparou uma agenda audaciosa, com uma série de eventos, de entregas, de mutirões. É uma forma de dar de presente para a cidade um retorno em obras estruturantes, em escolas, em ações que vão marcar esse período. Vai ser um mês muito bacana e, ao mesmo tempo, corrido para todos nós”, afirmou.

Um dos pontos de maior impacto é o pacote de pavimentação em bairros que há anos sofriam com ruas sem asfalto. O secretário afirmou que muitas dessas obras já foram concluídas e outras entram em fase final.

“Muitas dessas obras já estão praticamente prontas. Em alguns casos, o que teremos em setembro é o ato de formalidade, com a entrega oficial. No bairro Padre Cícero, por exemplo, já vamos ter evento amanhã. O prefeito visita os moradores, coloca simbolicamente a placa com o nome da rua. No Santa Luzia, Terra do Sul e São Jorge também já concluímos pavimentações. No Serrote do Urubu conseguimos finalizar praticamente todas as ruas, e na próxima semana vamos fazer um belíssimo evento de entrega à noite. Já no Porto da Ilha foram mais de 10 ruas pavimentadas, incluindo o acesso à estrada de Pedrinhas. Em Nova Descoberta, até o fim do mês, concluiremos seis ruas que também terão evento de inauguração”, explicou.

De acordo com Jacobina, o critério de escolha dos bairros levou em conta principalmente a necessidade de interligação de vias e a presença de equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde.

Outro destaque da agenda é a Orla 3, projeto aguardado pela população e que terá o primeiro trecho entregue ainda neste mês. A obra prevê um novo espaço de lazer e mobilidade às margens do rio São Francisco.

“Nesse mês de setembro, a gente vai concluir o primeiro trecho da Orla 3, que vai do Beira d’Água até a Bíblia, passando pelo Porto de Petrolina. Já é possível ver a movimentação na rotatória do Beira d’Água, que está sendo ampliada para melhorar a fluidez do trânsito. Vamos entregar o sistema viário, ciclovia, calçadas e iluminação pública. Isso permitirá uma rota de escape para quem vem ao centro, sem precisar pegar desvios longos. É uma obra estratégica para a mobilidade”, detalhou.

A intervenção na Avenida Honorato Viana também foi comentada pelo secretário.

“Haverá um desvio temporário, e os motoristas precisarão acessar Avenida Clementino e depois retornar para Honorato. No dia 15, a PRF deve proibir a passagem de carretas por Petrolina devido à obra na ponte de Juazeiro. É um ajuste necessário, mas que vai garantir mais segurança e organização ao tráfego”, acrescentou.

Jacobina informou ainda que a Prefeitura já prepara uma nova rodada de investimentos. Segundo ele, o prefeito Simão Durando deve anunciar, no dia 22 de setembro, um pacote com recursos que podem chegar a R$ 800 milhões.

“O prefeito Simão já fez uma nova lista, publicada em Diário Oficial. São mais 300 ruas que serão contratadas, priorizando locais com escolas, unidades de saúde e CRAS. É um planejamento pensado para melhorar a mobilidade interna de cada bairro. Além disso, no dia 22 de setembro, teremos um grande anúncio: um programa de desenvolvimento com investimentos que podem chegar a 800 milhões de reais em obras estruturantes. Vamos ouvir lideranças, realizar consultas públicas e definir juntos as prioridades”, destacou.

Segundo o secretário, a prioridade da gestão é ampliar os investimentos nas áreas periféricas da cidade.

Além das pavimentações e da Orla 3, Jacobina listou outros projetos que também avançam em setembro e que devem mudar a rotina dos moradores. Entre eles está o Parque do Povo, em fase final de construção.

“A entrega será no fim de setembro, com quadras, pista de atletismo, urbanismo e pavimentação. É uma área nova, que vai exigir cuidados, mas que será um espaço importante para a população. Era um terreno sem utilização e que agora vai se transformar em um grande ponto de encontro para atividades esportivas e culturais”, afirmou.

Na área de saneamento, ele comentou a situação da Bacia do Dom Avelar.

“Ainda não há definição sobre a operação pela Compesa. Mas vamos investir cerca de R$ 2 milhões em modernização e obras auxiliares para melhorar o sistema de esgoto. O Dom Avelar é um bairro que cresce muito rápido e sofre com problemas de força e de lençol freático baixo. Já iniciamos a mobilização para ampliar a rede, trocar tubulações e dar mais fluidez ao sistema. Temos, inclusive, previsão de começar as obras na Rua da Fortuna já na próxima semana, com a chegada de equipamentos vindos de Salvador”, explicou.

Na área de mobilidade, novas ligações viárias também estão previstas.

“Temos no planejamento a duplicação da estrada de Pedrinhas até a BR-428, a ligação da BR-425 com a BR-407 pelo Cosme e Damião e a pavimentação de rotas alternativas para aliviar o trânsito da Transnordestina. Também queremos investir em vias que sirvam como rotas de fuga importantes para que os motoristas dos bairros não precisem sempre recorrer à Transnordestina, desafogando o trânsito da cidade”, completou.

O secretário concluiu reforçando que os bairros mais carentes de infraestrutura terão atenção especial da gestão.

“A intenção do nosso prefeito é investir de forma democrática, ouvindo as comunidades e priorizando áreas periféricas, que são as mais carentes de investimentos. Temos uma agenda intensa em setembro e muitas novidades que, com certeza, vão transformar a vida das pessoas em Petrolina”, finalizou.