Petrolina vai ganhar nova maternidade municipal com investimento de R$ 20 milhões, anuncia secretário de Saúde

0

Petrolina vai ganhar uma nova maternidade municipal com capacidade para realizar entre 250 e 300 partos de baixo risco por mês, segundo anunciou nesta segunda-feira (27) o secretário de Saúde do município, João Luís, em entrevista ao programa Nossa Voz.

De acordo com o gestor, o projeto prevê investimento superior a R$ 20 milhões e deve contar com 30 a 50 leitos, além de estrutura moderna voltada para o parto humanizado.

“Essa maternidade vai ter centro de parto normal intra, o que impulsiona ainda mais o parto normal e humanizado. Vai contar com leitos canguru, sala de estabilização e toda a estrutura necessária para garantir segurança e acolhimento às gestantes”, explicou João Luís.

A unidade será construída em frente ao Hospital Universitário (HU), no centro da cidade, e fará parte do polo médico de Petrolina. A expectativa é que o equipamento seja concluído até 2027, caso o cronograma de licitação e obras siga sem atrasos.

O secretário destacou ainda que a maternidade será essencial para desafogar o Hospital Dom Malan, referência no atendimento materno-infantil, mas que hoje atende mais de 50 municípios da região, alcançando uma população estimada em 2 milhões de pessoas.

“O Dom Malan é uma grande referência, mas está sobrecarregado. Essa nova maternidade municipal vai ajudar a desafogar o sistema e garantir que as mães petrolinenses tenham um espaço de qualidade, dentro do município”, reforçou João Luís.