PF erradica 286 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco e evita produção de 95 toneladas da droga

0

Operação Carcará – Fase IX foi realizada pela Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro e durou 40 dias

A Polícia Federal, por meio da Delegacia de Salgueiro, realizou uma nova etapa de combate ao cultivo de maconha no Sertão de Pernambuco. A Operação Carcará – Fase IX, encerrada no dia 21 de outubro, resultou na erradicação e destruição de 286 mil pés de maconha, que estavam distribuídos em 49 plantios localizados em áreas rurais e de difícil acesso.

Segundo a PF, caso a droga fosse colhida, prensada e comercializada, poderiam ser produzidas cerca de 95 toneladas de maconha. As ações ocorreram entre os dias 9 de setembro e 21 de outubro de 2025, em um trabalho conjunto de inteligência e operações terrestres e fluviais.

Os plantios foram encontrados nos municípios de Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Betânia, Floresta, Ibimirim e Carnaubeira da Penha. A operação contou com o apoio da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, envolvendo policiais civis, militares, bombeiros e penais, além de uma aeronave do Grupo Tático Aéreo (GTA/SDS). Em algumas áreas, os agentes também utilizaram botes infláveis para alcançar plantações às margens de rios.

Estratégia de combate ao tráfico

As ações fazem parte das medidas da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE), órgão da PF em Brasília, e da Superintendência Regional da PF em Pernambuco. O objetivo é reduzir a produção e a oferta de maconha no estado, interrompendo o ciclo produtivo da planta antes da secagem e comercialização.

A Polícia Federal explica que as constantes operações de erradicação têm contribuído para diminuir a oferta da droga no Nordeste, o que tem levado traficantes a importar maconha do Paraguai. O aumento das apreensões de drogas vindas daquele país seria uma consequência direta da repressão à produção local.