A Operação Seguro-Mamata, que investiga uma organização criminosa que praticava fraudes ao seguro-desemprego nos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e São Paulo, foi realizada hoje (14) pela Polícia Federal .
No total, foram expedidos pela Justiça Federal de Alagoas 40 mandados de busca e apreensão e um de prisão.
Em Alagoas, os mandados foram cumpridos em Maceió, Anadia, Boca da Mata, Coruripe, União dos Palmares, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Atalaia, Limoeiro de Anadia e Maribondo.
16 servidores da Secretaria de Trabalho e Emprego de Alagoas foram afastados de suas funções.
Segundo a PF, o inquérito policial foi instaurado há cerca de um ano e meio. Durante as investigações, foram identificados vários vínculos empregatícios com empresas fantasmas e empregadores individuais inexistentes com o objetivo de burlar o seguro-desemprego.
Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de constituição de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informações, peculato e estelionato, cujas penas máximas, se somadas, atingem 37 anos de reclusão.
Os materiais apreendidos foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Alagoas, no bairro de Jaraguá, onde serão analisados.