A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (20), a primeira fase da operação Lesa Pátria, que mira financiadores e participantes de atos terroristas ocorridos em Brasília, em 8 de janeiro.
A ação foi ordenada pelo Supremo Tribunal Federal, que expediu oito mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão. As ordens são cumpridas no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, e Mato Grosso do Sul.
Entre os presos está Ramiro Alves Da Rocha Cruz Junior, conhecido como Ramiro dos Caminhoneiros. Nas redes sociais, ele aparecia incitando os atos e pedindo dinheiro para a realização deles. Após o desmonte do acampamento golpista no Quartel-General do Exército, em Brasília, Ramiro chegou a visitar detidos no ginásio da PF em que eram mantidos. No entanto, ele não estava entre os presos.
Os alvos são investigados pelos seguintes crimes:
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado;
- associação criminosa;
- incitação ao crime;
- destruição;
- deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Veja quantos mandados são cumpridos por unidade da federação:
- Distrito Federal: 5 de busca e apreensão e 2 prisões
- Goiás: 1 busca e apreensão
- São Paulo: 7 busca e apreensão e 3 prisões
- Rio de Janeiro: 1 busca e apreensão e 1 prisão
- Minas Gerais: 1 busca e apreensão e 1 prisão
- Mato Grosso do Sul: 1 busca e apreensão e 1 prisão
- Segundo a corporação, as investigações continuam. A Polícia Federal pede para que, caso alguém tenha informações sobre pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os ataques do último dia 8, encaminhe a identificação para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.
Fonte: G1