O Banco Central (BC) anunciou, nesta terça-feira (2), melhorias na segurança do sistema Pix, com o objetivo de prevenir e combater fraudes.
Essas melhorias incluem aprimoramentos nas informações armazenadas pelo BC, que são compartilhadas com as instituições financeiras e instituições de pagamento participantes do Pix, para uso em mecanismos de prevenção a fraudes.
As mudanças aperfeiçoam duas funcionalidades: a notificação de infração e a consulta de informações vinculadas às chaves Pix para fins de segurança.
A notificação de infração permite que as instituições financeiras façam uma marcação nas chaves e usuários sempre que houver suspeita de fraude na transação.
Agora, essa marcação contará com novos campos que permitem especificar a razão da notificação, como golpe, estelionato, invasão de conta, coação, entre outros.
Além disso, será possível identificar o tipo de fraude cometido, como abertura de conta sob falsidade ideológica ou empréstimo indevido de conta para fins de fraude (“conta laranja”).
Outra funcionalidade aperfeiçoada é a consulta das informações de segurança armazenadas no âmbito do Pix.
O BC reformulou os dados disponibilizados às instituições para análise antifraude de transações Pix, proporcionando acesso a um conjunto mais relevante de informações.
Isso inclui a quantidade de infrações do tipo “conta laranja” ou falsidade ideológica relacionadas a um usuário ou chave Pix, a quantidade de participantes que aceitaram notificações de infração para aquele usuário ou chave, a quantidade de contas vinculadas a um determinado usuário, entre outros.
(Fonte: Folha PE)
(Foto: Agência Brasil)