A prática de esportes coletivos como basquete, vôlei, handebol e futsal está liberada a partir desta segunda-feira (24) na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na Zona da Mata. A retomada dessas atividades para atletas federados e acima de 12 anos de idade, é uma das mudanças no Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco nesta semana.
Os cursos livres, que voltaram às aulas na semana passada, podem, também a partir desta segunda, funcionar com 50% da capacidade e para alunos a partir de 15 anos. A retomada segue escalonada até que seja autorizada a entrada de todos os estudantes, o que está previsto para 8 de setembro.
Municípios pertencentes às Gerências Regionais de Saúde VII e VIII, referentes à Macrorregião 4 – incluindo as cidades-polo de Petrolina e Salgueiro avançam para a Etapa 6 do Plano de Convivência com a Covid-19 já na próxima segunda-feira. Esse é o único avanço de fase entre as macrorregiões do Estado. Nessa nova fase, restaurantes e demais serviços de alimentação estão liberados para funcionar das 6h às 20h, assim como academias de ginástica e similares.
Comerciantes de praia da RMR aguardam a data a ser anunciada pelo Governo do Estado para retomada das suas atividades. Na quinta-feira passada (20), o executivo informou que o setor avançará para a Etapa 8 do Plano da Convivência.
De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, Pernambuco tem atualmente liberadas atividades econômicas que representam ceca de 97% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
Plano de Convivência
A Macrorregião 1, que inclui RMR e Mata, permanece na etapa 7. As Macrorregiões 2 e 3 ficam na Etapa 6. A Macrorregião IV continua dividida.
Etapa 2: Liberados construção civil (50% da carga); comércio atacadista, shoppings centeres, centros comerciais e praça de alimentação (delivery e coleta); consultórios, ambulatórios de profissionais de saúde, serviços de apoio diagnóstico e terapêuticos e óticas
Etapa 3: Liberados varejo de rua (bairro e centro); salões de beleza e serviços de estética; eventos esportivos sem público; comércio de veículos, serviços de aluguel e vistoria de veículos (50% da carga)
Etapa 4: Liberados varejo de rua de bairro e centro, construção civil (100% da carga) e shoppings centers com atendimento presencial
Etapa 5: Liberados serviços de escritório (50% da carga) e comércio de veículos, serviços de aluguel e vistoria de veículos (100% da carga)
Etapa 6: Liberados restaurantes e outros serviços de alimentação e academias e similares
Etapa 7: Ampliação de horário de funcionamento de bares e restaurantes para 6h às 22h e de shoppings centers para 10h às 22h. (Fonte: Diário PE)