Plano Safra 2025/2026: Durante lançamento do programa, Guilherme Coelho destaca papel da fruticultura como geradora de empregos

0

O Plano Safra 2025/2026 foi lançado na manhã desta terça-feira (01) no Palácio do Planalto para fomentar a agricultura empresarial com a disponibilidade de recursos na ordem de R$ 516,2 bilhões. O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, discursou na cerimônia de lançamento e defendeu a implementação de políticas de apoio aos produtores rurais.

Guilherme Coelho foi convidado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para representar o setor empresarial do agronegócio no evento de lançamento que contou com a presença do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin, de ministros de estado, entre outras autoridades políticas e empresários da agropecuária nacional.

Grande defensor da expansão das áreas irrigadas, o presidente da Abrafrutas falou sobre a importância da irrigação para a produção agrícola e o seu papel de transformação social e econômica. “A irrigação é o que gera prosperidade para as pessoas, pois proporciona segurança hídrica para os produtores e emprego. Somente o setor da fruticultura, gera cinco milhões de empregos diretos, somos responsáveis por 16% de toda a mão de obra do AGRO”, disse Guilherme.

Guilherme Coelho também reforçou o apelo pela conclusão dos projetos da Ferrovia Transnordestina e da transposição e hidrovia do rio São Francisco. “São obras fundamentais para o desenvolvimento do Nordeste que impactarão positivamente sobretudo na logística de escoamento do que é produzido na região”, destacou.

Plano Safra 2025/2026

Voltado a médios e grandes produtores, o Plano Safra da agricultura empresarial contempla operações de custeio, comercialização e investimento. O programa é coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que fez um acréscimo de R$ 8 bilhões de recursos em relação à safra anterior.

As condições variam de acordo com o perfil do beneficiário e o programa acessado. As taxas de juros, prazos e limites de crédito estão disponíveis nas tabelas oficiais a serem divulgadas pelo Mapa. (Ascom)