A eleição da mesa diretora da Câmara de vereadores de Santa Maria da Boa Vista poderá sofrer um revés, foi o que afirmou o vereador Valter Firmino (PT), que disputou a presidência contra Juninho (PV), mas acabou perdendo por conta do empate.Segundo Valter, há dúvidas em alguns pontos do regimento da Câmara e o judiciário foi acionado para intervir sobre algumas situações, entre elas a questão da idade para assumir, em caso de empate.
“A questão da interpretação do empate, ganha o mais velho, o mais velho quem, o presidente? E os demais candidatos aos outros cargos não são considerados? Tem câmara municipal que a interpretação é diferente, mas o que vale é o nosso regimento e não a interpretação”, indagou Valter, colocando em dúvida se havendo empate a chapa é definida apenas com o presidente ou se os demais membros da mesa precisam ter idade superior ao do candidato opositor para assumir.
Valter disse ainda que o regimento interno da Câmara precisa ser melhorado. “Nosso regimento é carente de modificação sim, cabe a gente fazer essas modificações, o nosso compromisso é fazer as modificações necessárias para que não aconteça mais isso”.
Quando foi questionado se a eleição poderá ser anulada ou haver qualquer tipo de alteração entre os membros da mesa, bater respondeu que sim. “Pode ser anulada a eleição? Pode! Agora, anulada vai começar tudo de novo e vai ter que ter os votos”.
Segundo Valter, em novembro 2021 foi proposto através de emenda que a eleição para mesa diretora do segundo biênio fosse realizada no segundo ano de legislatura na última sessão do mês de dezembro, no entanto a proposta não foi aceita.