Na manhã desta terça-feira, 17 de dezembro de 2024, a Polícia Civil de Pernambuco deu início à 70ª Operação de Repressão Qualificada do ano, intitulada “ALERTA VERMELHO”. A ação, que envolveu diversas unidades da corporação, foi coordenada pela Diretoria Integrada Especializada – DIRESP e pela Diretoria Integrada do Interior II – DINTER II, com a presidência da Força Tarefa Bancos – FT Bancos-Sertão. O Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRI) também teve um papel central na operação.
O foco da investigação, que teve início em janeiro de 2023, foi desarticular uma Organização Criminosa envolvida em roubos a carros fortes e agências bancárias, além de crimes relacionados à posse e porte ilegal de armas de fogo. O trabalho de inteligência e a colaboração entre diferentes departamentos da Polícia Civil e outras forças de segurança foram fundamentais para o desenvolvimento da operação.
Hoje, estão sendo cumpridos dois Mandados de Prisão e sete Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar, todos expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Salgueiro. Para a execução da operação, 50 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, estão envolvidos no cumprimento das ordens judiciais.
As investigações contaram com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL, e ainda receberam suporte operacional do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI/PMPE). A Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (GISO/SEAP-PE) e a Corregedoria-Geral da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia também prestaram colaboração significativa.
A operação “ALERTA VERMELHO” reflete o compromisso da Polícia Civil de Pernambuco em combater organizações criminosas de alta periculosidade, especialmente aquelas que atacam a segurança pública e o patrimônio dos cidadãos pernambucanos.
