Polícia Federal deflagra Operação Ostentação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Pernambuco

0

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, na manhã desta quarta-feira (2), a Operação Ostentação, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e descaminho. A atuação do grupo, baseado em Salgueiro (PE), se estendia para outras cidades do Sertão pernambucano e outros estados do país.

As investigações, iniciadas em 2023 pela Delegacia da Polícia Federal em Salgueiro, apontaram a existência de um esquema interestadual de tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro. O grupo utilizava estabelecimentos comerciais aparentemente lícitos, como bares, boates, distribuidoras de bebidas e empresas de transporte, para ocultar a origem ilícita dos recursos.

Segundo a PF, a organização operava de forma hierarquizada, com distribuidores regionais, operadores financeiros, laranjas e até internos do sistema penitenciário estadual. Para dificultar a identificação e repressão pelas forças de segurança, os entorpecentes eram transportados em pequenas quantidades, mas com alta frequência.

A operação mobilizou 78 policiais federais para cumprir 28 ordens judiciais expedidas pela Vara Criminal de Salgueiro, sendo 19 mandados de busca e apreensão e nove de prisão preventiva. Os alvos estão localizados em Salgueiro, Araripina e Petrolina, em Pernambuco, além das cidades de São Paulo e Santo André, em São Paulo. No estado paulista, a ação contou com apoio da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) da Polícia Militar.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, porte e posse ilegal de arma de fogo e descaminho. As penas somadas podem ultrapassar 40 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência ao padrão de vida ostentado pelos suspeitos, identificado durante as investigações.