Polícia Federal e CIPE-Caatinga erradicam plantios de maconha em Umburanas/BA

0

Na última quinta-feira (6), a Polícia Federal, em ação conjunta com a CIPE-Caatinga da Polícia Militar da Bahia, deu sequência à Operação Carcará II com uma ação de erradicação de plantios de Cannabis Sativa L. (maconha) no município de Umburanas, na Bahia.

Durante a operação, os policiais localizaram um plantio de aproximadamente 3.110m², onde foram erradicados cerca de 5.360 pés de maconha. O trabalho foi possível graças a levantamentos de inteligência realizados pelas forças de segurança, que monitoraram a área e identificaram o local exato do cultivo.

Além da erradicação da droga, a operação resultou na prisão em flagrante de um indivíduo que foi encontrado em uma residência no interior da propriedade. O homem será responsabilizado por tráfico de drogas, um crime com pena máxima de 15 anos de prisão.

O ciclo produtivo da cannabis é constantemente monitorado pelos agentes federais, que reforçam as ações nos períodos próximos à colheita para impedir a finalização do cultivo. Essa estratégia tem se mostrado eficaz na redução da oferta de maconha no mercado consumidor.

As operações de erradicação têm um impacto direto no desabastecimento de pontos de venda de drogas, especialmente na região Nordeste. A constante atuação das Polícias Federal e Militar contribui para a diminuição de crimes violentos, como roubos, furtos, homicídios, latrocínios e disputas pelo controle de territórios ligados ao tráfico de drogas. Assim, essas ações ajudam a reduzir a violência e melhorar a segurança pública na região.