A Polícia Federal em Pernambuco dá cumprimento hoje (11), em Petrolina, ao mandado de busca e apreensão expedido pela 25ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco (Goiana/PE).
As investigações iniciaram em janeiro de 2021, quando foi instaurado um inquérito policial, a partir da prisão em flagrante no município de Aliança/PE. Na ocasião, uma mulher que portava cédulas falsas de R$ 100 (cem reais) foi surpreendida por policiais militares, que lhe deram voz de prisão em flagrante e a conduziram à Superintendência Regional de Polícia Federal em Pernambuco.
A partir disso, verificou-se que a mesma ela mantinha conversas através de um aplicativo de mensagens com suspeito que seria responsável por distribuir o dinheiro falso, enviando-o pelos Correios, recebendo, 30% comissão dos valores recebidos. A fim de despistar as autoridades, o investigado usava celular com código de área do Paraná.
A investigação busca identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi dos investigados que adquirem as cédulas falsificadas de fabricantes localizados em outros Estados, os que enviam as notas pelos Correios, e aqui chegando, distribuem a outros indivíduos que repassam o dinheiro falso no comércio.
Os investigados vão responder pelo crime de moeda falsa, tipificado no artigo 289, §1º do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar 12 anos de reclusão e multa. O nome da operação faz referência ao suporte material que expressa o valor monetário do dinheiro, o papel-moeda.
Home Banner Destaque Polícia Federal em Pernambuco deflagra Operação Cártula de combate à distribuição de...