Cerca de 70 agentes da Polícia Federal estão em operação desde o início da manhã de hoje (30) com área de abrangência no Sertão de Pernambuco. A equipe utiliza o estádio de Dormentes, cedido pela Prefeitura Municipal, como base de operações, que conta com o apoio tático aéreo, com o emprego de quatro helicópteros, além de 16 viaturas e duas ambulâncias. O Nossa Voz entrou em contato com a assessoria de imprensa da PF em Pernambuco e aguarda mais informações.
Recentemente o efetivo concluiu a Operação Phaseoli V de erradicação e destruição dos plantios de maconha no Sertão pernambucano ocorrida entre os dias 21 de setembro a 23 de novembro, em três fases (levantamento, percussora e deflagração da operação), onde conseguiu-se erradicar e destruir cerca de 131 mil pés de maconha, 22 mil mudas que estavam em 28 plantios e apreender 230 quilos de maconha já pronta para o consumo.
Os plantios foram localizados em algumas ilhas dos Rio São Francisco, na Região de Orocó/PE, Salgueiro/PE, Cabrobó/PE, Belém do São Francisco/PE, Betânia/PE, Flores/PE, Carnaubeira da Penha/PE e Parnamirim/PE.
E na manhã de hoje, a Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União deflagrou, realizou a Operação Lácteos, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa relacionada a um grande laticínio de Pernambuco, a qual, por meio de uma cooperativa de fachada, obteve contratação milionária com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, para execução do Programa Leite de Todos, que tem por finalidade incentivar a produção pecuária familiar local e reduzir os riscos de insegurança alimentar e nutricional.
A investigação teve início a partir do recebimento de Relatório de Fiscalização do Tribunal de Contas de Pernambuco, trazendo indícios robustos de desvio de verbas públicas o que, somente no ano de 2020 – exercício sob o escopo da auditoria da Corte de Contas, teria resultado no prejuízo aproximado de R$ 8,5 milhões de reais.
A operação de hoje cumpre 36 (trinta e seis) Mandados de Busca e Apreensão, nas cidades de Águas Belas/PE (2), Gravatá/PE (4), Garanhuns/PE (1), Itaíba (5), Passira (1), Pesqueira (1), Recife (17), Olinda (2), Belo Jardim (02) e Frei Miguelinho (01).
Ainda não há informações se a Operação Lácteos tem relação com a ação realizada em Dormentes. Esta matéria será atualizada assim que houver os repasse de novas informações.
Em contato com a redação do Nossa Voz. A Prefeitura esclarece que: Essa Operação não tem nenhum vínculo com a gestão. O Município de Dormentes apenas cedeu o estádio para a base operacional da Polícia Federal (PF)”