A Polícia Militar realiza, a partir desta quinta-feira (12), a “Operação Duas Rodas” em Juazeiro. Segundo a PM, a operação tem por objetivo identificar motocicletas roubadas, o tráfico de drogas e reduzir a criminalidade na região.
“Boa parte dessas homicídios que vem ocorre em Juazeiro a motivação na maioria das vezes é por tráfico de droga. Os modos operantes são bem parecidos. São dois indivíduos em uma moto em horário pré definido. Então, a gente inicia a partir de hoje até domingo a operação duas rodas. Por meio da inteligência, iremos focar em pontos críticos notáveis da nossa área. Não só dela, mas em todo Juazeiro. Com o objetivo de oferecer uma sensação de segurança e por consequência reduzir a criminalidade”, afirmou o Subcomandante da 75º CIPM de Juazeiro, Capitão da PM Gilvani.
De acordo com o subcomandante os registros de crimes violentos letais intencionais (CVLI) tiveram uma redução na cidade. “Na quantidade de CVLI de 2021 para 2022 reduzimos em 20%”, pontuou. Em relação a motivação dos crimes registrados, a maioria está ligada ao tráfico de drogas “Às vezes o indivíduo faz a dívida, não quer pagar e os traficantes acabam correndo atrás, fazendo desta forma um homicídio. Então, existe todo um trabalho de inteligência. Todo mundo trabalha acompanhado de planejamento de logística justamente direcionando as nossas ações para que se evite ao máximo as abordagens”, ressaltou.
Na última terça-feira (10) foi instalada uma base fixa da Polícia Militar dentro do Mercado do Produtor. O novo espaço será a sede do 4° Pelotão da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar e funcionará ao lado da base da Guarda Civil Municipal (GCM), inaugurada há três meses.
“A gente sabe que uma boa parte dos caminhoneiros, empresários são de fora. Vem buscar o produto aqui e a gente vem fortalecer os horários de trabalho. Além dessa questão da unidade fixa, haverá policiais ali de plantão naquele local”, destacou o subcomandante.
Na quarta-feira (11) a Polícia Civil de Pernambuco e da Bahia cumpriram mandados de busca e apreensão, em desfazer de suspeitos de serem membros da Facção Criminosa Bonde do Maluco (BDM), grupo criminoso que vem atuando na área do Vale do São Francisco é investigada por crimes de homicídios e tráfico de drogas nas cidades de Petrolina (PE) e de Juazeiro (BA). Segundo o Capitão da PM Gilvani Aguiar, a polícia vem monitorando esses casos “Não tem assim, uma plena certeza da efetivação de uma instalação de uma facção criminosa na nossa região. A gente sabe que uma boa parte desses criminosos são oriundos da capital do Estado. Então a gente vem monitorando essas lideranças”.
Para este período de férias, quando os imóveis ficam vazios e aumentando o índice de roubos em residências, o Aguiar alertou sobre a importância dos moradores tomarem algumas medidas preventivas para viajar ou sair mais tranquilo com o imóvel resguardado. “A orientação é que, quem for viajar tentar acionar um parente ou um vizinho informando o seu deslocamento, a sua movimentação e se possível passar e se vir qualquer movimentação suspeita ligar para o 190. Se efetivamente confirmar que houve o arrombamento ou força e deslocar até a Polícia Civil”, concluiu.