A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) lançou, nesta terça-feira (data não informada), em Petrolina, no Sertão do estado, a Operação São Francisco, que tem como objetivo reforçar o policiamento nas zonas urbana e rural do município.
Para o início da operação, 40 policiais militares e 10 viaturas foram deslocados do Recife para Petrolina. A apresentação oficial do efetivo aconteceu na Praça Dom Malan, no Centro da cidade.
De acordo com a Polícia Militar, o começo do ano é considerado um período estratégico para a intensificação das ações de segurança pública. A operação será realizada por tempo indeterminado e terá foco principalmente nos bairros periféricos e nos perímetros irrigados do município.
Durante a apresentação das tropas, o diretor da Diretoria Integrada do Interior 2 (Dinter 2), coronel Ivanildo Moura, informou que a Operação São Francisco conta com equipes do Departamento de Operações Policiais (DOP), da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
O coronel também destacou que, nas próximas semanas, está prevista uma operação integrada com a Polícia Militar da Bahia e a Polícia Civil da Bahia, com o objetivo de reforçar a segurança na região do Vale do São Francisco.
Já o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), coronel Welber Charles Cavalcanti, explicou que o reforço do policiamento será distribuído por todo o município, justamente por se tratar de uma operação sem prazo definido para encerramento.
“Nós teremos um reforço maior nos bairros São Gonçalo, Residencial Nova Petrolina, Residencial Brasil, nos projetos N10, N11 e N12, Maria Tereza, Residencial Vivendas, Residencial Bernardinho, bairro José e Maria, Antônio Casimiro e em toda essa região, inclusive no Centro da cidade”, afirmou o comandante.



