A Polícia Militar de Pernambuco lançará, nesta sexta-feira (1), a Operação Papai Noel, que visa reforçar a segurança em Petrolina e no Sertão pernambucano durante o final de ano. A operação contará com o apoio da Guarda Municipal e terá como foco o policiamento ostensivo.
Segundo o coronel Roque, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, a operação terá um efetivo de 600 policiais militares, que atuarão em rondas a pé, com viaturas e motocicletas, em áreas com grande movimentação de pessoas e comércio.
“Esse período é de grande movimentação de pessoas, então é importante que a população tome alguns cuidados, como evitar transitar com grandes quantias de dinheiro e ficar atento ao manuseio de celulares em espaços públicos”, orientou o coronel.
“Também é importante que as pessoas façam o cadastramento dos seus aparelhos no programa Alerta Celular, que possibilita que, ocorrendo furto ou roubo, a Polícia Militar possa identificar o legítimo proprietário e restituir o aparelho”, acrescentou.
O coronel Roque também destacou o reforço do monitoramento de câmeras de segurança. “A Polícia Militar montará um posto de comando no centro de Petrolina, onde as pessoas poderão registrar ocorrências e receber orientações”, disse.
Reforço no Sertão
Os municípios do Sertão pernambucano também serão beneficiados pela operação. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), os municípios da região contarão com um acréscimo de aproximadamente 500 policiais, com lançamentos diários durante os dias de atuação.
Em Afrânio, Dormentes e Petrolina, onde está sediado o 5° Batalhão de Polícia Militar, haverá cerca de 300 lançamentos. Os agentes da segurança pública vão fazer rondas ostensivas e preventivas na modalidade a pé e motorizado, nas principais ruas comerciais. As ações serão realizadas com apoio da Guarda Municipal local.