Por maioria, STF torna réus mais 70 investigados por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro

0
Foto: Joedson Alves

Por maioria, STF torna réus mais 70 investigados por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro
Ministros concluíram, nesta sexta-feira (18), julgamento de mais um bloco de denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República. Envolvidos em atos antidemocráticos passam a responder a processo na Justiça.

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus mais 70 investigados por participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Entre eles, Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, de 67 anos, conhecida como Fátima de Tubarão; e o indígena José Acácio Serere Xavante.


A maioria acompanhou a posição do relator, ministro Alexandre de Moraes, pela abertura das ações penais. Seguiram nessa linha os votos das ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber e dos ministros Edson Fachin, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Dias Toffoli.

Os ministros Nunes Marques e André Mendonça concluíram que o tribunal deveria enviar os casos para a análise da primeira instância da Justiça Federal.

A Corte iniciou a análise do novo bloco de denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República na última segunda-feira (14), no plenário virtual. A deliberação se encerrou às 23h59 desta sexta-feira (18).

O plenário virtual é um formato de julgamento em que os ministros apresentam seus votos em uma página eletrônica do tribunal, sem a necessidade de sessões presenciais ou por videoconferência.

Fonte:g1