A cidade de Juazeiro (BA) vai receber um investimento de R$ 15 milhões do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para a construção do Porto Fluvial Integrado. A iniciativa também contempla a cidade vizinha de Petrolina (PE).
Nesta quinta-feira (10), está marcada uma audiência pública onde serão apresentados os anteprojetos de engenharia e lançado o certame licitatório das obras e serviços. O evento contará com a presença do superintendente regional do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara.
De acordo com o DNIT, os estudos já foram concluídos e envolvem modelos 3D com dados topobatimétricos, arquitetônicos, geotécnicos, estruturais, navais, além de projetos de drenagem pluvial e pavimentação. Também foram elaborados cronogramas em 4D e orçamentos estimados de referência em 5D.
O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, celebrou a conquista e destacou o impacto direto das obras na vida da população. “Juazeiro vive uma nova era de investimentos e desenvolvimento. A construção do nosso porto fluvial é um marco histórico que vai transformar o dia a dia da cidade, impulsionando o crescimento econômico, gerando empregos e fortalecendo a integração regional. É mais qualidade de vida para nossa gente e mais oportunidades para o nosso povo”, afirmou.
“Esta obra é estratégica para o fortalecimento da infraestrutura aquaviária no Vale do São Francisco e vai impulsionar o transporte hidroviário entre a Bahia e Pernambuco”, complementou e finalizou o prefeito.