Posse de Prefeito e Vereadores de Juazeiro vai acontecer dia 1º de janeiro de 2025

0

A cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, se prepara para um momento de transição política com a posse dos eleitos nas eleições municipais de 2024. O prefeito Andrei Gonçalves (MDB), os vereadores e o vice-prefeito tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2025, em cerimônia marcada para as 17h, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

De acordo com a Diretoria Legislativa da Câmara Municipal, o evento seguirá o rito constitucional, que determina o início dos mandatos no primeiro dia do ano subsequente às eleições. Antes disso, em dezembro, ocorrerá a diplomação de todos os eleitos, formalizando sua aptidão para assumir os respectivos cargos.

A cerimônia de posse também marcará o encerramento da gestão da prefeita Suzana Ramos, que transmitirá o cargo para seu sucessor, Andrei Gonçalves.

DISPUTA PELA MESA DIRETORA
No mesmo dia 1º de janeiro, logo após a posse, os vereadores eleitos homologarão as chapas que concorrerão à Mesa Diretora da Câmara de Juazeiro. A eleição definirá quem será o presidente do legislativo para o biênio inicial da legislatura.

O vereador Mitu do Sindicato (PCdoB) já sinalizou sua intenção de concorrer à presidência. Caso eleito, ele assumirá o posto ocupado até o final de 2024 por Berg da Carnaíba (PSDB).

INÍCIO DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS
A primeira sessão solene da 49ª legislatura da Câmara de Juazeiro está programada para o dia 15 de fevereiro de 2025. Será nesse momento que os vereadores iniciarão oficialmente as atividades parlamentares, dando início às discussões e deliberações que impactarão o município.

Com a proximidade da posse, as movimentações políticas em Juazeiro já começam a ganhar força, enquanto a população aguarda o início de uma nova gestão no Executivo e no Legislativo.

Com informações de Jean Brito