Um poste de alta tensão localizado em frente ao Sest Senat apresenta risco iminente de queda e tem gerado preocupação entre alunos, colaboradores e moradores da região. O alerta foi feito pelo coronel Heitor Leite, diretor da unidade, em entrevista concedida nesta quarta-feira (7).
Segundo ele, a situação foi comunicada à Neoenergia no último fim de semana, após relatos da comunidade sobre a inclinação da estrutura. Equipes da concessionária estiveram no local, constataram o problema, mas, até o momento, nenhuma intervenção foi realizada.
“Recebemos essa informação no final de semana, constatamos in loco junto com moradores e já fizemos a notificação à Neoenergia. No sábado, uma equipe veio ao local e confirmou a iminência de queda do poste, com a promessa de que ele seria trocado ainda no fim de semana, o que não aconteceu”, afirmou o coronel.
De acordo com Heitor Leite, novas reclamações foram registradas na segunda-feira. Outra equipe da Neoenergia esteve no local e reforçou o risco. “Mais uma vez constataram a iminência de queda e disseram que a troca seria imediata, mas isso também não ocorreu”, disse.
O diretor destacou que o poste está visivelmente inclinado, apresenta rachaduras na base e sustenta um transformador de grande porte. “Ele fica exatamente na calçada, em frente ao Sest Senat, e representa um risco imediato para alunos, colaboradores e para toda a comunidade que circula diariamente por aqui”, ressaltou.
Ainda segundo o coronel, duas equipes diferentes, totalizando quatro profissionais, confirmaram o risco estrutural. “A queda desse poste certamente causaria um prejuízo muito grande e colocaria vidas em risco. Por isso, temos recebido muitas reclamações e manifestações de preocupação”, completou.
Procurada, a Neoenergia informou à instituição que, até o momento, não há prazo definido nem previsão para avaliação final, substituição ou reparo do poste. “Os próprios profissionais que vieram disseram que a substituição deveria ser imediata. Já estamos na quarta-feira e nada foi feito. Isso tem deixado todos muito apreensivos”, afirmou Heitor Leite.
A reportagem solicitou nota à Neoenergia e que disse “A Neoenergia Pernambuco esclarece que o poste localizado em frente ao Sest/Senat não tem risco iminente de tombamento e programou a substituição da estrutura para o próximo domingo (11)”.



