Juazeiro sediou nesta sexta-feira (6) uma Audiência Pública Itinerante da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a participação de produtores rurais, associações agrícolas e representantes de vários segmentos da sociedade que discutiram as demandas do município ligadas à agropecuária.
Entre os destaques da audiência que contou com a participação dos deputados estaduais: o presidente da comissão, Manuel Rocha, o vice-presidente Ricardo Rodrigues, e os deputados Jordávio Ramos, Junior Nascimento, Luciano Araújo e Roberto Carlos, estiveram a potencialidade do Vale do São Francisco, que figura em cenário internacional por sua vasta produção.
A prefeita Suzana Ramos participou da audiência e destacou a importância de Juazeiro no cenário nacional e internacional. “Nosso potencial produtivo nos coloca em posição de destaque no mundo. Juazeiro tem a segunda maior Ceasa do país em volume de comercialização, estamos entre os primeiros colocados no rebanho de caprinos, a nossa fruticultura irrigada é de excelência, sendo exportada para vários países. E nosso papel aqui hoje nesta audiência é buscar investimentos que promovam ainda mais desenvolvimento neste setor tão importante para o nosso município. Que mais audiências iguais a esta aconteçam no futuro em Juazeiro”, afirmou a prefeita Suzana Ramos.
Propositor da audiência, o deputado estadual Jordavio Ramos, destacou a importância da audiência para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes para a produtividade da região. “Juazeiro é destaque por sua força na fruticultura, tanto em relação à produção como à exportação e o nosso objetivo é levantarmos as demandas, ouvindo produtores e todos os envolvidos do setor, para buscarmos contribuir para a otimização da produção aqui na região”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), Carlos Neiva, fez uma rápida apresentação sobre as potencialidades de Juazeiro, quando destacou os diferenciais competitivos da região que a tornam um centro de atração de investimentos. “Estamos no centro geométrico do nordeste, temos os quatro modais de transporte, aéreo, rodoviário, ferroviário e hidroviário, o que em termos logísticos é extremamente importante. Temos também o Mercado do Produtor que é o segundo do país em volume de negócios, além disso, temos solo fértil, água em abundância e sol. Tenho certeza que os deputados saem daqui com outra perspectiva sobre Juazeiro”, declarou.
Durante os dois dias que estiveram em Juazeiro os deputados além de participarem da audiência realizaram uma série de visitas técnicas, passando pela Agrovale e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e também um passeio de barco pelo Rio São Francisco.