Pré-Conferência de Cultura e Gênero encerra ciclo de debates para a 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro

0

Na manhã desta terça-feira (29), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial/COMPIR de Juazeiro promoveu a Pré-Conferência sobre Cultura e Gênero. O encontro, realizado na sala multiuso do Centro de Cultura João Gilberto, reuniu representantes da sociedade civil, lideranças de movimentos sociais e gestores públicos para discutir propostas e demandas voltadas à promoção da igualdade racial no município.

A atividade marcou o encerramento do ciclo de pré-conferências preparatórias para a 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada nos dias 27 e 28 de maio com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.

Durante o encontro, a secretária de Políticas para Mulheres e Juventude, Érica Daiane, destacou a importância das conferências como espaços fundamentais para a construção de políticas públicas representativas. “Não podemos perder de vista que as conferências são espaços importantes para a construção das políticas públicas. Muitos avanços que temos hoje com relação às minorias sociais que, na verdade, constituem as maiorias, são frutos desses espaços de discussão e proposição”, afirmou.

Já o coordenador de Diversidade da SEDES e membro do COMPIR, Alexandre Santos, reforçou o papel mobilizador da Pré-Conferência. “Este é um momento importante em que a sociedade civil é convocada a trazer as demandas da população preta, de terreiro, dos grupos e comunidades tradicionais para que possamos construir políticas públicas efetivas, abrangentes e igualitárias”, declarou.

A programação contou ainda com uma mesa de debate composta por nomes relevantes do cenário cultural e social de Juazeiro, como Dona Ovídia Sena, líder do Grupo Cultural Samba de Véio; o músico e artista Euri Mania; o ativista transmasculino Eduardo Príncipe de Lira Rocha e o professor Fábio Ronaldo da Silva, presidente do Conselho Municipal LGBTT+. A mediação foi conduzida por Iuana Louise Santos, coordenadora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM).

Ao final do evento, também foram eleitos os delegados que representarão os participantes na Conferência que acontecerá em maio, reforçando o compromisso com a escuta ativa e o protagonismo da sociedade civil na formulação de políticas públicas.

Ascom PMJ