Prefeita Suzana Ramos acompanha apresentação do projeto Técnico-Social para a comunidade do Residencial Juazeiro II

0

A prefeita Suzana Ramos visitou o Residencial Juazeiro II, nesta quarta-feira (15), e acompanhou a retomada do Trabalho Técnico-Social na localidade, com a apresentação do projeto técnico e das atividades de formação profissional, esportivas, educativas e de fortalecimento social propostas para a comunidade. A iniciativa é prevista pelo governo federal na pós-ocupação dos empreendimentos do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Em Juazeiro, o Trabalho Técnico Social é coordenado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), e executado pelo Senai. “Eu fico feliz em dizer que nós fomos buscar o melhor serviço para atender à comunidade. A experiência do Senai vai contribuir não apenas para o fortalecimento comunitário do residencial, mas para preparar a comunidade para o mercado de trabalho. A abertura dos cursos profissionalizantes vai dar a condição dessas pessoas terem a sua profissão e nós sabemos o significado disso na vida de uma pessoa”, frisou a prefeita Suzana Ramos.

De acordo com a gerente do Senai Norte do Estado da Bahia, Aline Dias, as atividades profissionalizantes, que são o ponto de maior interesse da comunidade, oferecidas nos residenciais visam, não apenas preparar os moradores para o mercado de trabalho, mas despertar o desejo de empreender. “Trouxemos um projeto grandioso, que será executado em 10 meses, com uma gama de cursos de capacitação industrial, mas que movem o empreendedorismo. O propósito do Senai é transformar histórias e eu acredito que estamos aqui, junto com a Prefeitura, com Suzana e com essa comunidade para transformar histórias”, declarou Aline.

As atividades incluídas no Trabalho Técnico-Social irão abranger três eixos: a mobilização, organização e fortalecimento social, com oficinas para adultos, crianças e jovens; educação ambiental e patrimonial; e desenvolvimento econômico, com a oferta de cursos profissionalizantes. As vagas são exclusivas para os moradores do residencial e as inscrições serão iniciadas nesta quinta-feira (16), no Plantão Social, que fica no quiosque ao lado do Centro Comunitário, a partir das 15h.

Expectativa da comunidade

Neuma Maria de Almeida Gonçalves reside na localidade e vê no projeto uma oportunidade para melhorar a vida da comunidade. “Esses cursos serão muito bons para a comunidade e para quem tem vontade de aprender. Já tivemos aqui cursos de design de sobrancelha ou cabeleireiro e, hoje, as pessoas que participaram já têm o seu próprio salão de beleza no residencial. Então, eu acredito que esse projeto vem para nos beneficiar”. 

A apresentação foi realizada no Centro Comunitário do Residencial Juazeiro II e contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Nadja Dias, da superintendente de Políticas Sociais da Sedes, Janileide Pereira, da diretora de Habitação, Quisa Benevides, da responsável técnica do projeto, Verônica Mello, da equipe do Senai e da presidente da Associação de Moradores do Residencial, Maria Auxiliadora.

Ascom/PMJ