Prefeita Suzana Ramos destaca importância da reativação da Ferrovia Centro-Atlântica durante evento com representantes do governo federal e outras instituições

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), com o apoio da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (USUPORT) e do Centro de Excelência em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR), promoveu na tarde desta quinta-feira (21) um encontro para debater as oportunidades de crescimento, desenvolvimento e modernização da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a maior ferrovia do Brasil.

Com o tema, Juazeiro: A Bahia nos Trilhos, a mesa foi composta pela prefeita Suzana Ramos, secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Neiva, Ministro João Roma, André Ludolfo, representando o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes, Ivan Pinto da Costa, atual presidente do Instituto da Fruta, Humberto Oliveira, presidente da Fundação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Eurico Pincovsky (Focus Energia), Alexandre Calil, representando Manoel Valerio, diretor presidente da Mineração Caraíba, Paulo Villa, diretor executivo da Usuport, Ruy Andrade, sócio e conselheiro do grupo Petrobahia e Gabriel Oliva, CEO da Tombador Iron Mineração Ltda. Durante o debate, foi unânime a discussão sobre a importância da retomada do modal ferroviário para o desenvolvimento da região e de todo o Estado.

A prefeita Suzana Ramos abriu o webinar destacando as potencialidades de Juazeiro e o desejo de ver o município crescer. “Estou muito feliz com essa perspectiva de mais desenvolvimento para a nossa região. A gente não tem que pensar pequeno, a gente tem que pensar grande, vamos também atrás do aeroporto. Juazeiro tem um potencial muito grande, é um desafio, mas Deus me deu condições de ver Juazeiro, uma cidade tão bonita, com potencialidades para crescer. E a reativação dessa ferrovia é de extrema importância para a cidade e toda a região”, declara.

Para o secretário Carlos Neiva, mediador do evento, Juazeiro é privilegiado por se conectar com outras ferrovias através da FCA o que fortalece a luta pela necessidade da sua reativação e modernização. “Uma honra para mim, prefeita, sob o seu comando, tá plantando essa semente, para que possamos colher frutos promissores para nossa região. O que vimos hoje aqui é de uma grandiosidade absurda. Temos a felicidade de ter como parceiros a Usuport e o Senar. Esse evento, hoje, é um marco decisivo nesta luta tão importante e vem para reforçar a nossa convicção que Juazeiro tem vocação pra ser grande. Precisamos pensar de maneira ampla e que só se faz muito envolvendo pessoas, instituições, todas voltadas na mesma direção, que é promover, cada vez mais, o desenvolvimento socioeconômico”, destaca.

Paulo Villa, diretor executivo da Usuport, falou do engajamento da Associação em construir soluções positivas e em defesa do desenvolvimento do Estado. “Dizer que nós estamos engajados na região e engajados em construir soluções positivas para o nosso Estado. Não estamos preocupados com críticas ou atingir quem quer que seja, mas preocupados na construção de soluções, estamos aqui juntos. A Usuport está inteiramente engajada na defesa da infraestrutura, desenvolvimento do Estado da Bahia, seja onde for. Em Juazeiro, com o potencial que nós vimos aqui hoje, realmente não pode ficar de fora desse contexto que nós todos trabalhamos”, afirma.

Panorama

Também presente no evento, representando o Ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes, o analista de Infraestrutura e Coordenador-Geral de Outorgas Ferroviárias André Ludolfo, fez um panorama geral da prorrogação antecipada do contrato de concessão, bem como do processo de devolução do trecho.

O que nós temos tratado no âmbito do Ministério da Infraestrutura, refere-se ao processo de prorrogação antecipado do contrato de concessão da FCA por mais 30 anos. É um processo que está em tramitação. Neste momento estamos tratando do relatório da audiência pública, finalizado no primeiro trimestre de 2021 e estamos fazendo tratativas. Nossa expectativa é que a gente submeta o processo ao Tribunal de Contas da União em 2022. O TCU sendo favorável à prorrogação antecipada, o Ministério vai prorrogar o contrato de concessão por mais 30 anos da FCA. Dentro desse processo, e especificamente talvez esse seja o grande anseio do município de Juazeiro, refere-se à questão da devolução do trecho almejado pela FCA”, explica.

Ainda de acordo com Ludolfo, o processo de devolução de trechos faz parte do contrato de concessão entre a União e a FCA, da mesma forma que estão previstas diversas obrigações com relação à manutenção e conservação da linha e diversos outros fatores.