O prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira, assinou um decreto suspendendo, por tempo indeterminado, todos os contratos temporários de servidores da educação do município a partir do dia 31 de março. A medida foi divulgada ontem (26).
De acordo com o decreto, a suspensão das aulas na rede pública municipal de ensino e a incerteza sobre o período de quanto tempo durará a suspensão das aulas, o gestor decidiu suspender os contratos temporários. Só os vigilantes não terão os contratos suspensos.
Em nota, o prefeito explicou que pagará o salário integral, equivalente aos 30 dias trabalhados em março de 2020, já com reajuste a todos os servidores. No entanto, os dias não trabalhados serão compensados quando as aulas retornarem, podendo o trabalhador ser recontratado.
Confira a nota na íntegra:
“Desde o princípio da crise do Coronavírus, que o Prefeito Pedro Oliveira tem tomado todas as medidas para proteger a população de Curaçá e procurado todas as alternativas para minimizar as consequências na vida cotidiana do povo.
No intuito de proteger as crianças e suas famílias, na última sexta-feira, foi decretado a suspensão das aulas em toda rede municipal. Acreditando que podemos retomar logo a rotina das nossas vidas, e pensando na vida econômica dos servidores municipais o prefeito autorizou o pagamento integral do mês de todos os servidores da Educação inclusive os recém contratados a menor de 20 dias, que poderão repor este adiantamento logo que retomemos nossa vidas. Além disso, Pedro OLIVEIRA, mandou pagar o reajuste de 12,84% aos professores nesta folha do dia 30, o que significa quase R$ 200 mil a mais na conta dos professores e na economia municipal.
Outra preocupação da Gestão Municipal é com os alunos de família de baixa renda, como é de conhecimento de todos, mesmo recebendo apenas R$ 0.35 por aluno, temos a melhor merenda da região, e tão logo o congresso e o FNDE autorize, o setor de merenda escolar juntamente com a Secretaria de Ação Social estará distribuindo tudo que tiver disponível nos deposito das nossas escolas e no deposito central.
A população de Curaçá já reconhece esta gestão, em todas as pesquisas de avaliação, como a que mais cuida da população mais pobre, e não seria diferente nesse momento que exige o esforço de todos, vamos fazer o serviço púbico de Curaçá cada vez mais público”.